22 julho 2007

Durão Barroso considera que a Turquia não está apta para aderir à UE

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, considera que a Turquia ainda não está apta para aderir à UE e que isso não irá acontecer "nem amanhã nem depois de amanhã". Em entrevista a um jornal grego, Durão Barroso pediu, contudo, que as portas não sejam fechadas aos Turcos.
"Sejamos honestos. A Turquia não está pronta para ser membro da UE nem a UE está pronta para aceitar a Turquia como membro. Nem amanhã nem depois de amanhã", afirmou Durão Barroso ao jornal Kathimerini.
Apesar de considerar que a Turquia ainda não pode entrar na UE, o ex-primeiro-ministro português quer que os Estados-membros não fechem as portas à Turquia.
"Gostaria de pedir à França e todos os Estados-membros para que não mudem a decisão que tomámos e continuem as negociações", continuou Barroso, numa referência ao facto de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se opôr à entrada da Turquia na União.
As declarações surgem no dia em que os Turcos vão às urnas para participar nas legislativas antecipadas, um acto eleitoral em que o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro Recep Erdoğan, é o favorito.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: