26 junho 2007

Jovem alemão acusado de abusos sexuais preso na Turquia

O que pode ter sido apenas um inocente flirt entre dois adolescentes, de 17 e 13 anos, está a transformar-se num contencioso diplomático entre a Alemanha e a Turquia, com os jornais turcos a acusarem a Alemanha de se imiscuir na justiça turca.
O caso remonta há 10 semanas, quando Marco Weiss, um estudante de 17 anos de nacionalidade alemã, foi acusado pela mãe de uma menina inglesa de 13 anos de abusos sexuais, num clube de férias de Antália, na Turquia.
O rapaz foi detido em Antália, numa cela partilhada por 30 outros reclusos estrangeiros e dotada de apenas um chuveiro e uma sanita. A peritagem feita pelas autoridades turcas indica que houve contactos sexuais entre os dois jovens mas não houve relações sexuais, apesar de terem sido encontrados indícios de esperma nas coxas da menina e uma irritação da membrana vaginal, embora sem penetração. Marco Weiss apenas admite a existência de beijos e carícias.
O julgamento começa a 6 de Julho e, se for condenado, Marco Weiss arrisca uma pena de até oito anos de prisão.
Na Alemanha, o caso emocionou a opinião pública, tanto mais que se o jovem for condenado, está fora de causa a extradição para o seu país de origem para cumprir pena, uma vez que esta situação não é punível pela lei alemã.
Amanhã o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier vai falar com o seu homólogo turco, Abdullah Gül, em Bruxelas, para interceder pela libertação do jovem alemão. O Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, que está a acompanhar atentamente o caso, enviou uma nota verbal às autoridades de Ancara, com vista a que sejam atenuadas as condições de detenção de Marco Weiss. Esta diligência, no entanto, inflamou a opinião pública turca, com os jornais daquele país a acusarem a Alemanha de se imiscuir na justiça turca.

(Fonte: Correio da Manhã)

Mais informação sobre esta notícia aqui.

Sem comentários: