11 junho 2007

Continua a tensão entre a Turquia e a Grécia via vídeos YouTube

Se por um lado, nos últimos tempos, as relações diplomáticas entre ambos os países parecem ter atenuado as tensões, algo contraditório parece estar a acontecer nos céus do Mar Egeu.
Há alguns meses, um vídeo, no site Youtube, que mostrava um avião de combate grego a interceptar um F-16 turco criou uma batalha de palavras na internet entre Gregos e Turcos. As querelas voltaram a surgir, desta vez com outro vídeo colocado no Youtube por um piloto turco.
Este vídeo surgiu no momento em que o site do Exército turco dá conta de 20 intercepções por parte dos aviões de combate gregos contra a aviação de combate turca em missões de treinamento desde o início de Junho.







Encontra mais vídeos desta "saga" aqui.

Outra discrepância nas relações económicas e militares dos dois países foi revelada quando a Inta, uma companhia turca, adquiriu os direitos de recepção via satélite no Médio Oriente, Europa e Ásia, de uma companhia de consultadoria espacial que pertence à GeoEye. A companhia transfere imagens de alta resolução do seu satélite chamado Ikonos aos seus representantes em vários países. A imprensa grega diz que o satélite Ikonos obtém imagens de alta resolução que cobrem 25% de toda a área territorial e marítima grega.
“As autoridades turcas podem ver as bases militares gregas gratuitamente, enquanto que nós temos de pagar milhares de dólares”. Este comentário tem sido largamente difundido pela imprensa grega.

Sem comentários: