27 maio 2007

Minoria católica da Turquia cria página na internet

A missão da Igreja Católica na Turquia, com o nome oficial de "Missão dos Santos Pedro e Paulo na Antioquia", criou uma página na internet para poder servir a minoria católica presente no território turco.
Segundo a Agência oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos, Fides, a comunidade católica da Antioquia, cidade do sudeste da Turquia, lançou o site, onde relata a história, as actividades e o espírito da pequena comunidade cristã local, para servir de intercâmbio de informação entre os católicos presentes na Turquia.
A nova página, http://www.anadolukatolikkilisesi.org/antakya, que oferece informação em Italiano, Inglês e Turco, permite o acesso virtual à comunidade dos Franciscanos Capuchinhos, que servem pastoralmente a região, e ao quotidiano da comunidade local.
A página tem uma secção dedicada ao mártir Pe. Basílio de Novara O.F.M. Cap (+1851), conhecido como o "fundador moderno da Igreja Católica da Antioquia", assassinado por extremistas islâmicos.
A página recorda também que Antioquia é a cidade berço das primeiras comunidades cristãs.
A hoje pequena comunidade cristã, composta por cerca de dez famílias católicas, foi a terceira cidade do império romano depois de Roma e Alexandria, com quase meio milhão de habitantes. Hoje é uma cidade de 200 mil habitantes

(Fonte: ACI)

Sem comentários: