05 fevereiro 2018

De Portugal à Turquia a pé durante 500 dias

De Portugal até à Turquia a pé. Um plano de 500 dias. Dez mil quilómetros através de 17 países e mais de 120 parques naturais. Marie, 29 anos, e Nil, 31, são dois jovens franceses com um projecto: Deux Pas Vers l’Autre.

Começou segunda-feira, 5 de Fevereiro, em Sagres, esta ultracaminhada pelo Sul da Europa. "Depois de termos viajado por todo o mundo, a nossa ideia passa por descobrir o nosso continente, em particular os países e as regiões desconhecidos", explicam os protagonistas, apregoando a "sustentabilidade social, cultural e ambiental", destacando-se à partida o programa "um quilo pelo planeta", em que o casal se propõe recolher lixo pelo caminho (aliviando esse peso sempre que possível e repetindo essa acção as vezes que forem necessárias).

Marie e Nil, que trabalhavam, respectivamente, nas áreas de recursos humanos e fotografia de moda e vídeo, assumem que irão evitar "grandes cidades". "Enquanto alguns óptimos trilhos de caminhada às vezes ditam o nosso caminho, muitas vezes escolhemos desviarmo-nos deles. A Europa que sonhamos descobrir é sobretudo rural, não reconhecida, até mesmo esquecida. Mito ou realidade, também imaginamos que podemos fazer contactos mais facilmente em pequenas localidades", escrevem no blogue onde explicam como preparar uma viagem deste género.

Essa descentralização será parte essencial do plano. "Atravessar essas aldeias também nos proporcionará uma oportunidade para obter água e comida. Mesmo se planearmos passar vários dias em autonomia, organizar pontos de reabastecimento frequentes é essencial. Certificamo-nos que encontraremos aldeias regularmente na nossa rota."

Conscientes de que "não existe um encaixe perfeito entre itinerário, meteorologia e riscos" ("não existe um itinerário infalível"), o plano de viagem cruza-se com a questão da sobrevivência ("porque cada oportunidade é boa para obter água, referenciámos as fontes e os rios") e com o clima ("ajustámos nosso cronograma, evitando os riscos do calor e os picos de calor nas montanhas suíças"). "O ideal é reduzir a dificuldade, e até situações perigosas, ao mínimo sem comprometer as etapas importantes da jornada", que percorrerá Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Eslovénia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Kosovo, Macedónia, Albânia, Grécia, Bulgária, Sérvia, Roménia e Turquia.

(Fonte: Público)

Sem comentários: