28 abril 2010

Ricardo Santos no Turkish Airlines Challenge

O jogador profissional de golfe Ricardo Santos vai participar no torneio Turkish Airlines Challenge, que se realiza entre os dias 29 de Abril e 2 de Maio no Carya Golf Club em Antália, na Turquia.
Ricardo Santos inicia a sua prestação amanhã às 5:50 (7:50 hora local), juntamente com os jogadores Taco Remkes e Floris De Vries, com saída marcada do ‘tee’ 1.
Para este torneio, cujo ‘prize money’ é de 175 mil euros, o jogador ambiciona “estar no ‘top’ 10 para ganhar confiança para os próximos torneios”.
Ricardo Santos espera alcançar uma boa prestação ao longo da época 2010 do Challenge Tour, de forma a poder “ficar nos 20 primeiros do ‘ranking’ para poder ter acesso ao European Tour no próximo ano.”

(Fonte: O Jogo)

27 abril 2010

Alemanha: Aygül Özkan é a primeira muçulmana nomeada ministra


A germano-turca Aygül Özkan tornou-se hoje, terça-feira, a primeira muçulmana a ascender a ministra, na Alemanha, apesar de ter defendido a retirada dos crucifixos das salas de aula das escolas públicas, gerando polémica no seu próprio partido, a União Democrata Cristã (CDU).
Özkan, 38 anos, prestou juramento no Parlamento Regional de Hannover, e é a nova ministra dos Assuntos Sociais do executivo da Baixa-Saxónia, liderado pelo democrata cristão Christian Wullf, em coligação com os Liberais do FDP.
O governador do mais extenso estado federado da Alemanha teve de sair em defesa de Özkan, pouco antes da cerimónia de posse, devido às polémicas declarações sobre os crucifixos nas escolas, que a nova ministra entretanto retirou com um pedido de desculpas.
Em entrevista publicada na última edição do semanário Focus, Özkan - que está sob protecção policial, depois de ter recebido ameaças de morte de neonazis - tinha afirmado que "os símbolos religiosos não têm nada que estar nas escolas públicas".
Em outra entrevista, ao magazine Der Spiegel, a nova ministra defendeu também a adesão da Turquia à União Europeia, contrariando assim abertamente o programa do partido da chanceler Angela Merkel.
As ondas de choque provocadas pelas suas declarações, que levaram alguns políticos a exigir a retirada da sua designação para ministra, só acalmaram quando Özkan pediu desculpa ao grupo parlamentar da CDU no parlamento regional da Baixa-Saxónia e de Wulff lhe ter reiterado a confiança.
O chefe do governo da Baixa-Saxónia, em declarações à televisão pública ARD, fez um apelo para que as declarações de Özkan não fossem "sobrevalorizadas", alegando que nas referidas entrevistas "ela disse 99 por cento de coisas inteligentes e só um por cento foram afirmações provocantes".
As organizações de imigrantes muçulmanos na Alemanha estão divididas quanto às afirmações iniciais da nova ministra no que se refere à retirada dos crucifixos das salas de aulas.
O presidente da comunidade turca na Alemanha, Kenan Kolat, acusou a CDU de travar uma discussão "desnecessária" alegando que Özkan se limitou a reproduzir o acórdão proferido em 1995 pelo tribunal constitucional sobre os crucifixos nas escolas públicas, em que se diz que o Estado tem de ser neutro.
Já o Conselho Central dos Muçulmanos na Alemanha, organização de cariz mais religioso, defendeu a manutenção dos crucifixos nos estabelecimentos de ensino alemães, alegando que "a religião deve ser visível no espaço público, o que é válido para todas as religiões".
Filha de imigrantes turcos, nascida em Hamburgo, Aygül Özkan é uma empresária formada em direito, que começou a sua carreira política na CDU há seis anos. É casada com um médico alemão, e o casal tem um filho.
Segundo a imprensa germânica, na origem da sua escolha para ministra esteve uma recomendação da própria chanceler Ângela Merkel, que a conheceu e ficou entusiasmada com o seu talento político.

(Fonte: Jornal de Notícias)

24 abril 2010

Primeiras comemorações públicas do alegado genocídio arménio em Istambul

As primeiras comemorações públicas do alegado genocídio de Arménios durante o Império Otomano, tiveram hoje lugar em Istambul. Uma manifestação foi organizada pela Organização dos Direitos do Homem (IHD) para assinalar a morte de 220 arménios a 24 de abril de 1915, e que terá sido o ponto de partida para os massacres.
Reunidos em frente ao slogan "Aquilo Nunca Mais", colocado junto aos degraus da estação de Haydarpaşa, de onde partiu o primeiro comboio de deportação, cerca de uma centena de manifestantes prestou homenagem aos Arménios desaparecidos.
Uma outra manifestação está prevista para o meio da tarde de hoje em Taksım, o centro nevrálgico da metrópole, tendo os organizadores lançado uma petição intitulada "Este Sofrimento é o Nosso Sofrimento".
Os Arménios qualificam de genocídio os massacres e deportações que, entre 1915 e 1917, provocaram mais de 1,5 milhões de mortos.
A Turquia reconhece que entre 300 mil e 500 mil pessoas pereceram durante o caos dos últimos anos do Império Otomano.

(Fonte Lusa / Açoriano Oriental)

16 abril 2010

Ali Ağca quer encontrar-se com Bento XVI em Fátima


O militante turco de extrema-direita Mehmet Ali Ağca enviou no mês passado uma carta ao primeiro-ministro português, José Sócrates, pedindo que este intervenha para lhe ser permitido ir a Fátima no momento da visita do papa Bento XVI. Não houve, até agora, qualquer resposta do governo português.
A iniciativa de Mehmet Ali Ağca foi hoje conhecida através de declarações do seu advogado, Ali Özhan, citadas pela agência France Press.
O terrorista turco de extrema-direita, ligado à organização dos "Lobos Cinzentos", disparou contra o papa João Paulo II na Praça de São Pedro, a 13 de Maio de 1981. Em consequência, foi julgado e condenado e cumpriu quase 30 anos de prisão em Itália e na Turquia.
João Paulo II ficou gravemente ferido e esteve na altura entre a vida e a morte, mas foi operado com sucesso. Em declarações posteriores, atribuiu a sua sobrevivência a um milagre. O papa visitou ainda o autor do atentado na prisão, em gesto conciliatório.
As motivações do atentado foram objecto de diversas especulações e uma das pistas que na altura se considerou mais apoiada em indícios e em evidências foi a chamada "pista búlgara". Outras explicavam a iniciativa de Ağca com distúrbios mentais que lhe foram diagnosticados.
A teoria que sustentava a pista búlgara atribuía ao KGB uma conspiração para eliminar, através dos serviços secretos búlgaros, e estes através da extrema-direita turca, o papa Woytila, que se tornava incómodo, no contexto da contestação do sindicato polaco "Solidariedade", ao regime de Varsóvia.
Não há notícia de que o interesse manifestado por Ağca em encontrar-se também com este papa possa produzir alguma alteração no elaborado esquema de segurança previsto para a visita de Bento XVI.

(Fonte: RTP)

15 abril 2010

Volta à Turquia: Nélson Oliveira em 35.º lugar na classificação geral

O ciclista alemão Andre Greipel venceu na passada quarta-feira a 5.ª etapa da Volta à Turquia. Na liderança da classificação geral está o Italiano Giovanni Visconti, da ISD-Neri.
Quanto aos ciclistas portugueses na prova, Nélson Oliveira ficou a três segundos de distância de Griepel, sendo o 39.º a cortar a meta. O Português está assim na 35.ª posição da tabela geral, com sete minutos de distância do líder.
O Francês Rémi Pauriol venceu nessa etapa as duas contagens de 1.ª categoria e é o novo líder na corrida para a camisola da prova de montanha, com 20 pontos, mais dez do que Oliveira.

Classificação da 5.ª etapa:

1.º Andre Greipel (Alemanha/Columbia), 6,09.17h
2.º Mattia Gavazzi (Itália/Colnago), m.t.
3.º Kenny Robert van Hummel (Holanda/Skil-Shimano), m.t.
4.º Angelo Furlan (Itália/Lampre), m.t.
5.º Vidal Celis Zabala (Espanha/Footon-Servetto), m.t.
6.º Oscar Gatto (Itália/Neri), m.t.
7.º Elia Vivani (Itália/Liquigas), m.t.
8.º Michele Merlo (Itália/Footon-Servetto), m.t.
9.º Claudio Cucinotta (Itália/De Rosa-Stac Plastic), m.t.
10.º René Haselbacher (Áustria/Vorarlberg-Corractec), m.t.
(...)
39.º Nélson Oliveira (Portugal/Xacobeo), a 3 segundos
Classificação geral

1.º Giovanni Visconti (Itália/ISD-Neri), 21,07.08 h
2.º Tejay van Gerderen (EUA/Columbia), a 16 s
3.º David Moncoutie (França/Cofidis), a 27 s
4.º Giampaolo Chuela (Itália/Footon Servetto), a 48 s
5.º Cristiano Salerno (Itália/De Rosa Stac Plastic), a 1,42 m
6.º Yukihiro Doi (Japão/Skil-Shimano), a 2,46 m
7.º Oscar Gatto (Itália/ISD-Neri), a 3,42 m
8.º Andre Greipel (Alemanha/Columbia), a 4,30 m
9.º Remi Pauriol (França/Cofidis), a 4,59 m
10.º Christophe Kern (França/Cofidis), a 5 m
(...)
35.º Nélson Oliveira (Portugal/Xacobeo), a 7 m

(Fonte: O Jogo)

13 abril 2010

Makukula marca no empate do Kayserispor


O avançado português Ariza Makukula marcou no empate do Kayserispor frente ao Sivasspor (2-2), em jogo da 29.ª jornada do campeonato da Turquia.
Cangele (g.p.) colocou o Kayserispor em vantagem, aos 32 minutos, mas o Sivasspor empatou, aos 45 minutos, fruto do autogolo de Tuscali.
Aos 57 minutos, Makukula colocou o Kayserispor novamente em vantagem, só que a seis minutos do fim da partida o adversário voltou a restabelecer a igualdade, através de Yıldız (g.p.).

Resultados:

Sexta-feira:
Gaziantepspor – Manisaspor, 0 - 0

Sábado:
Antalyaspor - Istanbul B.B., 1 - 3
Beşiktaş – Trabzonspor, 0 - 0

Domingo:
Genclerbirligği – Bursaspor, 0 - 0
Kasımpaşa – Ankaragücü, 2 - 0
Denizlispor – Eskişehirspor, 1 - 0
Galatasaray – Diyarbakırspor, 4 - 1

Segunda-feira:
Kayserispor – Sivasspor, 2 - 2

Classificação (todos com 29 jogadores):
1. Bursaspor, 62 pontos
2. Fenerbahçe, 61
3. Galatasaray, 57
4. Beşiktaş, 57
5. Trabzonspor, 50
6. Istanbul B.B, 49
7. Eskisşehirspor, 48
8. Kayserispor, 47
9. Gençlerbirliği, 40
10. Gaziantepspor, 38
11. Kasımpaşaspor, 36
12. Antalyaspor, 34
13. Ankaragücü, 33
14. Manisaspor, 30
15. Sivasspor, 27
16. Diyarbakırspor, 24
17. Denizlispor, 21

(Fonte: A Bola)

Voleibol: Turquia vence Portugal

Portugal despediu-se de Lamego com a equipa que melhor se exibiu nesta fase, e que garantiu o apuramento directo para o Europeu.
A Selecção Nacional de Juniores despediu-se de Lamego com uma derrota, perante uma selecção bastante mais forte e que apresentou bons indicativos nesta prova. A Turquia festejou o primeiro lugar da Poule C e o respectivo apuramento directo para o campeonato da Europa com um triunfo por 3-1 (25-21, 25-15, 16-25 e 25-17), sobre os Portugueses.
Alexandre Ferreira e o Turco Ufuk Minici foram os melhores pontuadores do jogo, com 14 pontos cada, após ambos terem realizado um belo apuramento. Desta forma, a Turquia apurou-se directamente enquanto Portugal e Ucrânia disputam a 3.ª Ronda de qualificação.

1ª jornada
Ucrânia 1-3 Turquia (23-25, 14-25, 25-19 e 23-25)
Estónia 3-0 Finlândia (30-28;25-17;25-14)
Portugal 3–0 Croácia (25-22, 25-19 e 25-15)

2ª jornada (08-04)
Ucrânia 3-1 Estónia (25-20;30-32;25-23;25-23)
Turquia 3-0 Croácia (25-22;25-19;25-16)
Finlândia 3-2 Portugal (26-24;16-25;25-22;21-25;15-9)

3ª jornada (09-04)
Estónia 0–3 Turquia (23-25;21-25;12-25)
Croácia 1–3 Finlândia (15-25;16-25;26-24;18-25)
Portugal 1-3 Ucrânia (23-25;25-15;20-25;23-25)

4ª jornada (10-04)
Turquia 3-0 Finlândia (25-15;25-16;25-21)
Ucrânia 3-1 Croácia (25-19;29-27;23-25;25-22)
Estónia 1–3 Portugal (17-25;19-25;25-22;18-25)

5ª jornada (11-04)
Finlândia 0–3 Ucrânia (22-25;14-25;20-25)
Croácia 0-3 Estónia (21-25;13-25;22-25)
Portugal 1–3 Turquia (21-25;15-25;25-16;17-25)

Classificação
1º Turquia, 10 Pts
2º Ucrânia, 9 Pts
3º Portugal, 7 Pts
4º Estónia, 7 Pts
5º Finlândia, 7 Pts
6º Croácia, 5 Pts

(Fonte: scn)

12 abril 2010

Primeiro-ministro turco e presidente arménio encontram-se em Washington

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, vai encontrar-se esta segunda-feira em Washington com o presidente da Arménia, Serj Sarkisian, para avançar com o processo de normalização das relações entre os dois países, anunciou a imprensa turca.
No ano passado, a Turquia e a Arménia assinaram na Suíça uma série de protocolos para restabelecer as relações diplomáticas, abrir as fronteiras e criar uma comissão de peritos para estudar o alegado genocídio arménio.
No entanto, nos últimos meses os contactos entre os dois países arrefeceram e a Turquia ainda não submeteu os protocolos à votação no parlamento.

(Lusa/Açoriano Oriental)

09 abril 2010

Pólo aquático: Portugal perdeu com a Turquia

Portugal perdeu hoje por 9-13 com a Turquia, na 3.ª jornada do Grupo C do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa de Juniores Masculinos, que está a decorrer na Piscina do Clube Fluvial Portuense até Domingo.
A Selecção Nacional estava a vencer ao intervalo por 7-5, mas acabou por perder o encontro nos dois últimos parciais, por 1-5 e 1-3. Portugal está na 3.ª posição, com seis pontos em três jogos. A Eslovénia e a Turquia somam sete pontos, num grupo em que são apuradas duas equipas para a prova europeia.
A equipa portuguesa joga amanhã com a Moldávia, num encontro marcado para as 20 horas.

Resultados:

Eslovénia, 14 – Moldávia, 7
Parciais: 2-4, 2-0, 3-2, 7-1

Macedónia, 11 – Irlanda, 6
Parciais: 5-0, 3-1, 0-3, 3-2

Portugal, 9 – Turquia, 13
Parciais: 3-2, 4-3, 1-5, 1-3

(Fonte: O Jogo)

08 abril 2010

Ofensiva diplomática no Cáucaso nas vésperas da visita de Erdoğan a Washington

A Turquia desencadeou uma nova ofensiva diplomática na região do sul do Cáucaso, nas vésperas de uma importante visita do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan aos Estados Unidos, referem hoje vários média turcos.
O vice-ministro turco dos Negócios Estrangeiros Feridun Sinirlioğlu termina hoje um périplo de dois dias pela Arménia e Azerbaijão para consolidar as relações bilaterais e a "paz e estabilidade" no sul do Cáucaso, no âmbito dos protocolos de normalização assinados entre a Turquia e a Arménia em Outubro.
"De acordo com esta perspectiva, necessitamos de ultrapassar em conjunto as actuais dificuldades", disse o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoğlu, citado pelo diário turco Hürriyet. O ministro falava durante uma conferência de imprensa conjunta em Ancara com o vice-ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Dimitris Droutsas, que hoje conclui uma visita à Turquia.

(Fonte: Lusa/DN)

07 abril 2010

Presidência da República nomeou novo embaixador na Turquia

Segundo decreto publicado hoje no Diário da República, Luísa Bastos de Almeida vai ser a nova embaixadora de Portugal em Ancara, substituindo José Lameiras, que vai chefiar a representação diplomática portuguesa em Berna.

(Fonte: RTP)

04 abril 2010

Couceiro vitorioso na liga turca

O Gaziantepspor, equipa orientada pelo técnico português José Couceiro, ganhou por 3-1 na deslocação ao terreno do Diyarbakırspor (16.º), em jogo a contar para a 28.ª jornada da liga turca.
Os pupilos de Couceiro entraram praticamente a perder na partida, pois os visitados marcaram no primeiro minuto de jogo por intermédio de Aydın Bebe.
O ex-jogador do Setúbal, Braga e Porto, Jorginho, foi determinante na reviravolta alcançada pelo Gaziantepspor, que ocupa o 10.º lugar da tabela com 37 pontos.
O Brasileiro empatou a partida ainda na primeira parte, aos 31 minutos, colocando a sua equipa em vantagem aos 58 minutos.
Özgür fechou a contagem para a equipa de Couceiro, aos 83 minutos, fixando o resultado final em 3-1.

(Fonte: Record)

02 abril 2010

José Couceiro: "A Turquia tem sido uma surpresa muito positiva"

Em entrevista ao DN, José Couceiro afirmou estar satisfeito na Turquia.

DN: Recentemente, os adeptos do Gaziantepspor invadiram o campo, contestando a equipa e a arbitragem. Não foi agredido. Comparando com Portugal, há mais violência no futebol turco?

Na Turquia, o ambiente é mais agressivo porque os adeptos são mais fanáticos, têm mais paixão pelo futebol; vão mais ao estádio, fazem sentir-se mais. Ao nosso estádio, com capacidade para 17 mil lugares, vão, em média, 11 mil.

DN: As expectativas que levou para a Turquia estão a ser cumpridas?

A Turquia tem sido uma surpresa muito positiva. O campeonato é muito competitivo e grande parte dos clubes oferece bons centros de treino e boas condições de trabalho. É um campeonato que obedece a uma lei restritiva no que diz respeito a estrangeiros só podem jogar seis - e isso pode retirar brilho, porque as equipas ficam limitadas apenas ao jogador da casa, mas há muita competição. Se a Turquia realizar o Euro 2016, dará um salto enorme. Basta dizer que o contrato de direitos de TV é o quarto da Europa.

DN: Vai renovar?

Há uma cláusula que permite às partes rescindir em Maio. Veremos o que acontece, mas é possível que continue.

(Fonte: DN)