13 maio 2009

Maria Cavaco Silva assistiu a aula de Português na Universidade de Ancara

Maria Cavaco Silva assistiu a aula de Português na Universidade de Ancara

O Presidente da República parte hoje para Istambul, no segundo dia da visita de Estado à Turquia, com uma agenda cultural que termina com a inauguração de uma exposição sobre Lisboa e com o fado de Kátia Guerreiro.
Esta jornada cultural de Cavaco Silva já se adivinhava, sobretudo depois da passagem, ontem, de Maria Cavaco Silva pela Universidade de Ancara, onde uma turma aprende Português há três meses."É a maior alegria que eu posso ter: ver jovens na outra ponta da Europa a tentar aprender a minha língua, a língua de grandes poetas", afirmou Maria Cavaco Silva.
Na Universidade de Ancara, a mulher do chefe do Estado assistiu à assinatura de um protocolo entre este estabelecimento de ensino e o Instituto Camões com o objectivo de criar um curso de Minor em Estudos Portugueses e manter o Leitorado de Língua e Cultura Portuguesa na universidade turca. Em seguida, Maria Cavaco Silva assistiu a uma aula do Leitor Tiago Paixão que, desde Fevereiro, desenvolve com um grupo de 45 alunos um projecto com "novíssimos poetas portugueses". "O objectivo do projecto é fazer chegar às mãos dos leitores turcos aquilo que de mais recente se faz em poesia em Portugal", explicou um dos alunos, num Português lido mas compreensível. Todos os meses o Leitorado edita uma publicação que, em cada número, apresenta um novo poeta português. Dentro de dois ou três anos, será publicada uma antologia em livro, a primeira de poesia portuguesa na Turquia, com nomes como José Luís Peixoto, Paulo José Miranda, Catarina Nunes de Almeida, Rui Alberto, entre outros. "Sinto-me mais rica e emocionada e felicíssima por vos ouvir falar tão bem dos nossos poetas. O enriquecimento para todos vós é muito grande, porque aprender uma língua nova é entrar também num mundo novo que está aberto a todos", referiu. O pouco tempo de aulas ou a timidez dos alunos fez com que ainda não conseguissem responder ao apelo de boas vindas de Maria Cavaco Silva. Ou, pelo menos, em Português. Ainda assim, no final da aula, e questionados se entenderam as suas palavras, Maria Cavaco Silva ouviu um "sim" em coro, que disse enchê-la de orgulho. "Não como mulher do Presidente da República, isso é apenas um acidente de percurso, mas para a professora que eu fui a minha vida inteira", salientou.

(Fonte: Rádio Renascença)

Sem comentários: