15 maio 2009

Anibal e Maria Cavaco Silva admiram maravilhas da região da Capadócia


O Presidente da República terminou a deslocação oficial à Turquia com um passeio pela região da Capadócia. Cavaco Silva cumpriu assim no final da visita de Estado o sonho da sua mulher de conhecer um dos principais destinos turísticos turcos.
A região da Capadócia é uma região lendária e uma das principais atracções turísticas da Turquia, pelo que há muito despertava o interesse do casal presidencial.
"Vim uma vez à Turquia e lembro-me que andávamos por aqui e às vezes punha o nariz em baixo e dizia: ‘Eu queria era estar na Capadócia. Eu queria era ir à Capadócia'. Dessa vez não foi possível mas o meu marido fixou que eu tinha essa fixação na Capadócia. A minha filha já dizia: ‘Ó mãe, cala-te com a Capadócia'", confidenciou aos jornalistas Maria Cavaco Silva.
"Visitar a Capadócia era desde há muito tempo um sonho da minha mulher. E depois de ler alguns livros sobre a Capadócia, eu próprio comecei a sentir-me atraído por esta parte da Turquia", concedeu Cavaco Silva, considerando que "é de facto extraordinária".
A Capadócia é património da Humanidade. Trata-se de uma região onde se cruzam séculos de história, com uma paisagem que mistura a beleza natural com a obra do homem, onde despontam capelas escavadas pelos primeiros cristãos nas rochas.
"Mas o que espanta mais é como homens e mulheres do século IV construíram aldeias e vilas escavando estas rochas para salvar a sua vida perante os ataques dos inimigos mas também para defender a religião", sublinhou o Presidente da República, que teve ainda tempo de apreciar frescos pintados há centenas de anos.
No final da visita, o casal presidencial dava a experiência como gratificante, tendo Maria Cavaco Silva admitido que foi excedida a "expectativa, porque lia os livros, via as fotografias, mas não é a mesma coisa".
Com a visita a rematar a deslocação de Estado à Turquia, o Presidente Cavaco Silva e a primeira dama tornam a Portugal deixando a promessa de um regresso ao país.

(Fonte: RTP)

1 comentário:

Fay van Gelder disse...

Por acaso foi uma visita que acompanhei pela imprensa.
Eu também quando lá estive Amei :)

Bjo