15 maio 2009

Cavaco Silva 'despede-se' da Turquia cumprindo o sonho da mulher: visitar a Capadócia

Cavaco Silva 'despede-se' da Turquia cumprindo o sonho da mulher: visitar a Capadócia Foto: Presidência

O Presidente da República terminou hoje a sua visita de Estado à Turquia com uma breve deslocação à região da Capadócia, um dos principais destinos turísticos do país, cumprindo assim um sonho da mulher, Maria Cavaco Silva.
"Visitar a Capadócia era desde há muito tempo um sonho da minha mulher e, depois de ler alguns livros sobre a Capadócia, eu próprio comecei a sentir-me atraído por uma visita a esta parte da Turquia", afirmou, depois de visitar o museu ao ar livre e a Igreja Tokali.
Elogiando a paisagem da região - constituída por rochas de origem vulcânica formadas há mais de dois milhões de anos -, o chefe de Estado chamou a atenção para as casas que foram construídas nestas rochas durante vários séculos como forma de defesa dos cristãos contra os ataques romanos e árabes.
"O que espanta mais é como homens e mulheres no século IV construíram aldeias, vilas, escavando estas rochas para salvar a sua vida perante os ataques dos inimigos mas também para defender a religião", salientou.
No final desta sua visita de quatro dias à Turquia, Cavaco Silva voltou a deixar um desafio para uma maior cooperação económica entre os dois países, nomeadamente no sector do turismo.
"Tenho a informação que muitos Portugueses visitam a Capadócia (...) Gostaria que mais Turcos visitassem Portugal", apelou, lembrando que a Turquia recebe mais de 20 milhões de turistas por ano e Portugal metade desse valor.
Depois de almoçar com o Governador da província de Nevşehir, o Presidente da República termina a visita com um passeio pelos vales Zelve Pasabag, Red Valley e Pigeon Valley, regressando a meio da tarde a Lisboa.

(Fonte: Expresso/Lusa)

Sem comentários: