15 maio 2009

Turco que tentou matar Papa não pode ser Português

Não há qualquer possibilidade de o Turco Ali Ağca, que tentou matar o Papa João Paulo II no Vaticano, em 1981, obter a nacionalidade portuguesa.
"Um estrangeiro que não resida legalmente em Portugal e que não conheça a língua portuguesa só pode ter acesso à nacionalidade portuguesa em situações muito excepcionais, quando tenha prestado serviços muito relevantes ao Estado português ou à comunidade nacional. Manifestamente não é o caso", justificou, citado pela Lusa, o titular da pasta da Presidência, no final da reunião do Conselho de Ministros. Pedro Silva Pereira advertiu, ainda, que, até ao momento, "Ali Ağca não apresentou formalmente um pedido de acesso à nacionalidade portuguesa", embora tenha "manifestado interesse nesse sentido". O Turco fez, porém, várias diligências, "quer por si próprio, escrevendo às autoridades portuguesas, quer através de um seu advogado", que se reuniu com o embaixador português em Ancara. Porém, horas antes, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros tinha dito, em Istambul, na Turquia, que não tinha qualquer conhecimento oficial da situação. "Tudo é possível, hoje em dia nada me surpreende, tudo é possível", reconheceu Luís Amado.
Ali Ağca, que tentou assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano, a 13 de Maio de 1981 - e que se encontra preso na Turquia - tinha pedido, no ano passado, a nacionalidade polaca, justificando que queria passar o resto da vida no país de origem do anterior Papa.

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: