13 agosto 2007

Colisão de duas embarcações ao largo de Istambul


Uma colisão entre um ferry turco de transporte de passageiros e um navio de carga ucraniano ao largo de Istambul fez hoje 40 feridos.
O ferry dirigia-se para a ilha de Avşa e transportava 450 passageiros.
As autoridades dizem que o incidente não fez vítimas mortais nem feridos muito graves e que não afectou o tráfego no Estreito do Bósforo, importante ponto de passagem de petroleiros internacionais.
Foi iniciada uma investigação para determinar as causas do acidente.
O Mar de Mármara faz a ligação ao Mar Negro através do Estreito do Bósforo, a Istambul e ao Mar Egeu através do Estreito de Dardanelos.
Os dois estreitos constituem a principal rota para os navios ucranianos e russos chegarem ao Oceano Atlântico através do Mar Mediterrâneo e são as águas com maior tráfego em todo o mundo.
Os esforços da Turquia para melhor regulamentar e limitar o tráfego no Bósforo e Dardanelos, têm sido gorados ao longo dos anos devido à oposição dos países que fazem fronteira com o Mar Negro e cuja principal rota comercial é a marítima.

1 comentário:

Aziz disse...

Diz-se que o acidente pode ter acontecido por causa de passageiros que utilizavam o telemovel.
Nunca acreditei muito nestas proibicoes de utilizar telemovel no autocarro e no barco.
Mas se isto for verdade terei que mudar de opiniao.
A verdade eh que mesmo com as proibicoes vejo muita gente a utilizar o telemovel nos transportes, as vezes as escondidas, e assisti a varias discussoes quentes entre passageiros que tentavam proibir alguem de usar telemovel!