30 junho 2007

Pesquisa revela que a Turquia é o país mais anti-americano do mundo


De acordo com uma pesquisa de opinião pública realizada em 47 países, pela PEW Global Atitudes Project, e divulgada hoje pelos jornais turcos, a Turquia é o país mais anti-americano do mundo, com uma opinião desfavorável aos Estados Unidos de 83%. Por outro lado, as posições favoráveis à União Europeia atingiram um mínimo histórico de 27%.
As posições pró-americanas na Turquia, diminuíram de 12% no ano passado para 9% neste ano, enquanto que em 2002, antes da guerra do Iraque, representavam 53%.
A maioria dos Turcos é favorável à retirada das tropas americanas do Iraque, tal como acontece em 39 dos 47 países sondados na pesquisa.
A principal motivação desta queda de popularidade sem precedentes dos Estados Unidos na Turquia é devida, segundo os autores da pesquisa, ao facto dos Turcos entenderem a guerra no Iraque como "uma agressão contra os muçulmanos". A isso, pode-se acrescentar também, a relutância dos Estados Unidos, no último ano, em eliminar as bases do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) no norte do Iraque.
"Alarmante", foi assim comentada por analistas turcos, a queda da popularidade da União Europeia registada pela mesma pesquisa. Apenas 27% dos Turcos têm hoje uma opinião favorável em relação à UE. Essa posição favorável era de 80% há cinco anos, e há dois já se situava abaixo do 50%. Nesse período de tempo, as opiniões claramente desfavoráveis à UE tornaram-se a maioria, com cerca de 58%.
A pesquisa regista também uma queda nas opiniões favoráveis ao Irão. A popularidade do Irão caiu dos 53% no ano passado para 28% neste ano.
Apenas 10% dos Turcos têm uma opinião favorável às políticas do presidente russo Vladimir Puti, enquanto que as opiniões favoráveis a Osama Bin Laden representam 5%.
A conclusão da Pew é que "os Turcos se sentem cada vez mais isolados no mundo".

(Fonte: ANSA)

Sem comentários: