15 junho 2013

"Indignados" asseguram que vão continuar a resistir

Os "indignados" turcos anunciaram hoje que continuarão a "resistência" contra "todo o tipo de injustiças", embora sem especificar se isso significa manter o acampamento no parque Gezi, em Istambul, epicentro dos protestos que sacodem a Turquia há duas semanas. A posição foi divulgada em comunicado, citado pelas agências EFE e AFP.
Segundo fontes da parte dos manifestantes, a maioria dos grupos políticos retirou as suas tendas e manter-se-á apenas uma tenda da rede Solidariedade com Taksim, o movimento que actua como porta-voz dos manifestantes, bem como algumas tendas de activistas ambientalistas.
Os ocupantes do parque Gezi, de onde partiu um movimento de contestação popular sem precedentes na Turquia desde 2002, anunciaram a continuação da luta.
"Hoje somos bem mais fortes, organizados e optimistas do que há 18 dias", quando um pequeno grupo de militantes ecologistas começou a acampar para se opor a um projeto desenvolvido pelas autoridades e que previa a destruição do parque, dizem no comunicado.
O primeiro-ministro turco, Recep Erdoğan, considerou na sexta-feira que a ocupação do parque Gezi em Istambul devia acabar durante a noite, após a promessa aos manifestantes de suspender o polémico projecto urbanístico, e convocou os seus apoiantes para comícios no fim-de-semana.

(Fonte: Lusa/SIC)

Sem comentários: