28 março 2012

Primeiro-ministro turco em visita de dois dias a Teerão

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, chegou hoje a Teerão para uma visita de dois dias que tem na agenda as relações bilaterais, mas também o programa nuclear iraniano, informou a agência oficial do Irão Irna.
Erdoğan foi recebido no aeroporto de Teerão pelo ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Ali Akbar Salehi, e tem encontros agendados com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com o presidente do Parlamento local, Ali Larijani.
As relações bilaterais, a situação regional, designadamente na Síria, e o programa nuclear iraniano são alguns dos temas que deverão ser discutidos durante os encontros.
A Turquia propôs acolher as próximas negociações nucleares entre o Irão e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha). As últimas tiveram lugar em Istambul em Janeiro e não produziram resultados.
A Turquia, que reforçou as relações económicas e comerciais com o Irão nos últimos anos, opõe-se a novas sanções americanas e europeias contra Teerão. Cerca de 30 por cento do petróleo importado pela Turquia provém do Irão.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: