25 outubro 2011

Sismo: Faltam tendas, comida e aquecimento para os sobreviventes

Milhares de pessoas passaram a segunda noite ao relento, depois do sismo de 7,2 que atingiu no domingo a província oriental turca de Van. Os sobreviventes queixam-se que falta comida, tendas e aquecimento nas noites geladas.
"Enviaram 25 tendas para 150 casas. Todos estão à espera na rua. Temos crianças pequenas, ficámos sem nada," lamentou-se Ahmet Arikeş, 60 anos, morador em Amik, nos arredores de Van, cidade reduzida a escombros.
Até agora, o Crescente Vermelho turco distribuiu 13 mil tendas e prepara-se para dar abrigo temporário a 40 mil pessoas. No entanto, a instituição tem sido criticada por não conseguir garantir tendas para todos, especialmente nas zonas mais atingidas.
Imagens de televisão mostram homens desesperados a retirar tendas de um camião do Crescente Vermelho. "Não acho que o Crescente Vermelho tenha conseguido distribuir abrigos como seria suposto. Existe um problema a esse nível," comentou Hüseyin Çelik, do partido AKP (no Governo), à CNN. "Peço desculpas ao nosso povo."
Segundo a BBC, os partidos da oposição denunciam uma "má gestão da crise" e alertam que muitas pessoas não estão a receber alimentos, tendas e aquecimento.
Momentos depois, o Crescente Vermelho turco anunciou que hoje vai distribuir mais 12 mil tendas em Van. E ficou a promessa de Beşir Atalay, vice-primeiro-ministro responsável pelas operações em Van: "De hoje em diante nada faltará ao nosso povo."
Réplicas do sismo mais forte que a Turquia conheceu desde 1999 continuam a fazer-se sentir na região, causando o pânico nas ruas, com as pessoas a correr para locais abertos e a evitar edifícios que possam ruir.
Milhares de pessoas passaram a noite ao relento junto de pequenas fogueiras ou dentro de carros. Para hoje é esperada queda de neve. Até ao final do dia de ontem, o balanço oficial do sismo subiu para 279 mortos. Muitas centenas de pessoas continuam desaparecidas. As operações de resgate estão concentradas em Erciş, cidade de 100 mil habitantes e a mais abalada pelo tremor de terra.
À medida que as horas passam, a esperança de encontrar sobreviventes é cada vez menor. "A esperança é agora bem pequena," admitiu à agência AFP Emrah Erbek, um dos voluntários de 23 anos que ajuda nas operações. "Trabalhámos sem parar há já 48 horas," disse, com as suas roupas cobertas de pó.

(Fonte: Público)

Sem comentários: