21 fevereiro 2011

Diageo compra a maior destilaria da Turquia

A Diageo, fabricante de bebidas alcoólicas britânica, chegou a acordo para comprar a maior destilaria da Turquia por 3,3 mil milhões de liras turcas (1,48 mil milhões de euros).
A Diageo irá assim comprar a Mey İçki, que é a maior destilaria do país e é líder na produção de Rakı, a bebida tradicional local. Com esta aquisição, a cotada britânica espera incrementar os seus resultados em um por cento ao ano, no primeiro ano em que será dona da destilaria turca.
“Este investimento representa a continuação da nossa estratégia para aumentar a presença da Diageo em mercados emergentes como a China e o Vietname, que têm classe média a crescer rapidamente,” disse o CEO da firma, Paul Walsh, em comunicado citado pela "Bloomberg".
A companhia de bebidas alcoólicas pretende crescer por via de aquisições nos mercados de economias em maior expansão, disse a responsável financeira, Deirdre Mahlan, em entrevista dada à agência noticiosa norte-americana no seguimento da apresentação dos resultados relativos ao primeiro semestre do ano fiscal. Paul Walsh está também a tentar comprar uma participação no grupo chinês Sichuan Chengdu Quanxing Group.
“Vemos o mercado turco como tendo elevado potencial de crescimento, e a posição de mercado da Mey İçki é atractiva, com margens relativamente elevadas,” disse uma equipa de analistas do UBS em nota de investimento. “A Diageo ainda tem opções” para mais aquisições, dizia a nota de investimento a que a "Bloomberg" teve acesso.
A Diageo segue a valorizar 0,58 por cento para 12,07 libras esterlinas por acção na segunda sessão de ganhos consecutiva.

(Fonte: Jornal de Negócios)

Sem comentários: