03 junho 2010

Nove activistas mortos no ataque israelita são de origem turca

Oito turcos e um cidadão de nacionalidade norte-americana de origem turca foram mortos durante o ataque israelita contra a frota de ajuda humanitária a Gaza. As nacionalidades das vítimas mortais foram averiguadas em exames levados a cabo num instituto forense de Istambul, para onde os corpos foram transportados hoje de madrugada.
Os peritos forenses encontraram ferimentos de bala nos corpos de todas as vítimas. No entanto, disseram que as circunstâncias exactas da morte dos activistas serão clarificadas mediante exames balísticos que podem demorar cerca de um mês.
Ömer Yağmur, da fundação humanitária İHH, ONG que organizou a flotilha para Gaza, identificou o cidadão norte-americano como sendo Furkan Doğan, de 19 anos, originário de Kayseri. Revelou também que Doğan tinha quatro ferimentos de bala na cabeça e um no peito. Os 19 activistas feridos deportados de Israel para um hospital de Ancara, também apresentavam ferimentos de bala, segundo depoimento médico. "Os doentes apresentam de forma geral ferimentos graves no peito, abdómen e costelas. A maioria das patologias foi provocada por ferimentos de bala," disse Metin Doğan aos jornalistas.

(Fonte: Hürriyet)

Sem comentários: