22 janeiro 2010

Polícia deteve 120 suspeitos de pertencerem à Al-Qaeda

A polícia turca deteve esta manhã 120 suspeitos de pertencerem à Al-Qaeda, numa operação que se estendeu a 16 províncias, incluindo nestas capturas dois altos comandantes da rede liderada por Osama bin Laden.
As unidades antiterroristas incidiram esta operação – a segunda já desde o início desta semana – especialmente em Ancara, Istambul, Bursa, Malátia, Van, Mersin e Gaziantep, cobrindo praticamente todo o país de norte a sul e de leste a oeste, precisou a agência noticiosa local Anadolu.
Os média turcos avançavam que entre os detidos estão o suposto chefe da Al-Qaeda no país, Serdar Elbasa, conhecido pelo nome de código Abu Zer, e o comandante da rede em Gaziantep, província do sudeste turco fronteiriça à Síria.
A Anadolu detalhava ainda que dos cinco suspeitos detidos nesta província há pelo menos um que recebeu treino num campo no Afeganistão, e que entre outros cinco detidos em Van se encontra um estudante universitário acusado de recrutar combatentes voluntários para o Afeganistão tanto no campus da universidade como através da internet.
Na segunda-feira, as autoridades turcas tinham já detido um grupo de outros 34 alegados membros da Al-Qaeda, numa operação que se centrou então em Adana, no sul do país. Foram deduzidas acusações posteriormente contra 25 deles. Tanto nessa altura como nos raides de hoje a polícia apreendeu explosivos, documentos de identidade e passaportes falsos e uniformes camuflados.
A Al-Qaeda já atacou a Turquia no passado, nomeadamente em Novembro de 2003, quando um grupo de militantes matou 63 pessoas numa série de atentados à bomba em Istambul. Uma célula da organização terrorista foi então desmantelada e os seus membros capturados e condenados pelos ataques.

(Fonte: Público/Notícias da Turquia)

Sem comentários: