03 agosto 2009

Alemão assassinado em Istambul alegadamente por ser cristão

Gregor Kerkeling tinha acabado de sair da Igreja de Santo António, uma das principais de Istambul, quando foi abordado por İbrahim Akyol, um turco de 26 anos com historial de problemas psiquiátricos. O crime teve lugar no dia 20 de Julho.
Depois de lhe pedir dinheiro Akyol esfaqueou Kerkeling no coração e no peito. Os serviços de saúde não conseguiram salvar a vida do Alemão.
À polícia Akyol terá confessado que acordou de manhã com a ideia de matar um cristão: “Queria matar um cristão nesse dia, e estava a visitar as igrejas por essa razão”, confessou.
Imagens de vigilância mostram de facto o Turco a rondar várias igrejas que se encontram perto da igreja de Santo António.
Cerca de uma hora antes Akyol chegou mesmo a ter uma discussão com o guarda de uma das igrejas. Este convidou-o a deixar o local depois de Akyol se ter recusado a tirar o chapéu dentro do edifício. Lá fora tentou provocar uma discussão, e considerou assassiná-lo mas optou por não o fazer depois de verificar que: “não havia luz nos seus olhos”.
Depois desta conversa levou a faca de cozinha que tinha consigo até uma loja para a afiar e às 10h50 viu Kerkeling e matou-o.
Esta é a quinta vez que um cristão é assassinado por causa da sua fé desde 2006. Em todas as ocasiões os crimes foram praticados por jovens rapazes.
Um paroquiano de Santo António confessou que a comunidade está bastante abalada com o que se passou: “Percebemos que somos vulneráveis, e que dependemos de Deus para a nossa segurança”.

(Fonte: Agência Ecclesia)

Sem comentários: