09 julho 2009

Turquia poderá reabrir seminário ortodoxo

Durante mais de um século, Halki, que pertence ao Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (antigo nome de Istambul antes da cidade ser ocupada pelos Otomanos), foi um centro de aprendizagem e formação de padres ortodoxos. Foi encerrado pelo Governo turco em 1971, por alegadamente violar a Constituição, que proíbe o ensino religioso independente.
Os secularistas temem que a devolução de Halki ao Patriarcado poderá levar grupos islâmicos a pedir também as suas próprias escolas, onde ensinariam versões fundamentalistas da religião, fora do controlo do Estado. Cristãos no país, porém, dizem que o encerramento do seminário faz parte de uma estratégia para gradualmente sufocar a comunidade e o Patriarcado.
O Patriarca Ecuménico ocupa o lugar de “primus inter pares” no mundo ortodoxo, apesar da sua ser uma das mais pequenas de todas as igrejas autocéfalas que compõem essa comunhão. Quando os Otomanos conquistaram Constantinopla permaneceram centenas de milhar de cristãos na cidade. No início do século XX continuava a haver mais de 100 mil, mas hoje a comunidade de etnia grega comporta apenas duas mil e quinhentas pessoas.
O Estado turco mantém uma guerra aberta com o Patriarcado por causa do título “Ecuménico”. As autoridades aceitam a presença do Patriarca mas querem diminuir a sua importância, negando qualquer papel para além do cuidado pastoral da minúscula comunidade.
A lei turca obriga a que o Patriarca seja um cidadão turco, o que torna difícil a sucessão de Bartolomeu I. Sem lugar para treinar futuros padres na Turquia a situação torna-se ainda mais complexa.
A reabertura de Halki, que a União Europeia considera uma condição essencial para a continuação das negociações com a Turquia, enche o mundo ortodoxo de esperança. Mas a notícia de que esse momento poderá estar iminente é acolhido com cepticismo, uma vez que já por várias vezes essa promessa foi feita sem ser cumprida.

(Fonte: Rádio Renascença)

Sem comentários: