19 dezembro 2008

Sapatos utilizados na agressão a Bush foram fabricados na Turquia

Os sapatos que foram atirados ao presidente norte-americano, George W. Bush, por um jornalista iraquiano transformaram-se em campeões de encomendas para a empresa turca que os fabrica. O fabricante diz ter recebido 300 mil novos pedidos desde o incidente de Domingo.
O "estouro" dos pedidos foi divulgado hoje pela imprensa turca que entrevistou Ramazan Baydan, presidente da Baydan Shoes Company, que fabrica o modelo atirado contra Bush durante a sua visita de despedida ao Iraque.

O empresário explicou que é o autor do desenho, que até agora recebia o nome de "código 271" e que foi agora rebaptizado pelas pessoas como "sapato do Bush".
Baydan explicou que esse tipo de sapato é produzido há cinco anos e vendido sobretudo a países do Oriente Médio e à Rússia.
"Só para o Iraque exportamos 15 mil pares. Os sapatos podem parecer brutos, mas um par pesa 600 gramas e são vendidos no Iraque por US$ 27".
Baydan explicou que, após reconhecer os seus sapatos no modelo que o jornalista iraquiano atirou contra Bush durante uma entrevista colectiva, sentiu-se muito entusiasmado e telefonou ao seu sócio no Iraque para ter certeza que se tratava de um dos seus modelos.
"Desenhei esse modelo há 10 anos. Nunca virou moda. Agora transformou-se num símbolo de 'democracia' para o povo do Iraque e sinto-me emocionado por isso", disse.
O empresário acrescentou que cerca de 1.800 pares do "sapato de Bush" foram comercializados nos Estados Unidos.
Os seus planos agora são de iniciar uma campanha publicitária no Iraque com cartazes nos quais se poderá ler "Adeus Bush; bem-vinda, democracia".
Além disso, anunciou que dará sapatos de graça à família de Muntazer al-Zaidi, o repórter que protagonizou a tentativa de agressão a Bush já que, disse, a sua ação foi muito benéfica para o seu negócio.
Embora afirme que não quer misturar política com os seus negócios, o sapateiro disse que compreende o agressor. "Eu teria feito o mesmo nessas condições", reconheceu.

(Fonte: EFE)

1 comentário:

Helton Eduardo Ritter disse...

Essa eu não estou acreditando, ampresa está vendendo prá caramba um sapato que pesa mais que meio quilo! heheh Muito bom!