15 outubro 2008

Turquia esbarra na muralha estónia

A Estónia averbou o primeiro ponto no Grupo 5, ao empatar de forma surpreendente frente à Turquia, em Tallinn (0-0), pondo fim a uma série de três derrotas consecutivas no agrupamento.

Turquia manietada
Com este resultado, a Turquia fica a quatro pontos da líder Espanha, numa noite decepcionante para o conjunto orientado por Fatih Terim que, apesar das ocasiões de golo criadas, não conseguiu quebrar a resistência da defensiva adversária, que havia sofrido 13 golos nos três primeiros desafios de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010.

Oportunidades falhadas
A formação da casa esteve em evidência nos minutos iniciais, mas a Turquia rapidamente assumiu o controlo do jogo, e aos 13 minutos, um erro de Pavel Londak, na marcação de um pontapé de baliza, quase a colocou em vantagem. A Turquia tinha mais posse de bola, mas pecava na finalização, com Sabri Sarioglu, Halil Altıntop e Hakan Balta a desperdiçarem ocasiões soberanas, a última delas terminando com a bola no poste.

Estónia pressiona
A melhor oportunidade da Estónia coube a Vladimir Voskoboinikov, aos 24 minutos, mas foi desarmado no preciso momento em que se preparava para rematar à baliza. No entanto, não houve nenhum defensor estónio na mesma situação quando Halil, instantes depois, isolado perante Londak, não conseguiu vencer a oposição do guardião. Do outro lado do campo, Alo Bärengrub tentou a sua sorte com um pontapé de "bicicleta", antes de um remate de Konstantin Vassiljev ter sido detido por Volkan Demirel, guarda-redes turco. Um dos melhores jogadores locais, Andres Oper, falhou depois nova ocasião flagrante, a poucos metros da baliza.

Londak defende
Num jogo aberto, ambas as equipas continuaram a esbanjar oportunidades de golo após o intervalo. Bärengrub, de cabeça, não deu o melhor seguimento a um canto, antes de um remate em arco de Halil ter passado ao lado do alvo. A Estónia bem pode agradecer a Londak a obtenção do ponto, pois este desviou um remate a meia altura, da autoria de Balta, já nos minutos finais, quando a Turquia estava desesperada em busca da vitória.

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: