google.com, pub-7650629177340525, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Notícias da Turquia: Governo Turco quer apoiar reconstrução de Angola

14 maio 2008

Governo Turco quer apoiar reconstrução de Angola

Angola vai aproveitar as oportunidades oferecidas pela Turquia para ajudar no processo de reconstrução nacional em curso no país, segundo o embaixador de Angola acreditado na Grécia, Isaías Jaime Vilinga, quando ontem falava à margem do Fórum de Negócios “Turquia-África”, que decorre em Istambul.
O diplomata angolano adiantou que já existe intenção dos Turcos cooperarem com o país, restando apenas a sua concretização. Informou ainda que durante o evento, que reúne mais de 45 países africanos, está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre a Turquia e Angola. Para tal, aguarda-se (mas ainda sem confirmação) a chegada, a qualquer instante, em Istambul, do director de cooperação multilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Angola, António Nunes “Mona”. O alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros pode, eventualmente, assinar alguns acordos em agenda. Acrescentou que a informação foi avançada pelas entidades turcas durante a reunião dos ministros africanos presentes no Fórum, que decorreu na manhã de ontem, antes da abertura da cerimónia oficial, que aconteceu durante a tarde. “O país precisa de ser ­reconstruído e o Governo já tem feito bastante, mas é preciso ainda mais ajuda neste sentido”, realçou o embaixador de Angola na Grécia. O diplomata angolano, que também responde pelos assuntos exteriores na Turquia e no Chipre, está confiante na cooperação comercial e económica entre Angola e a Turquia. Sublinha, no entanto, que a África tem estado a corresponder e os Turcos têm muita vontade de investir e cooperar com o continente berço da humanidade. “É altura de aproveitar a vontade dos Turcos para que os países africanos se desenvolvam”, disse o diplomata, para quem se nota já uma aproximação entre a Turquia e África. Para o efeito, a Turquia vai abrir, nos próximos tempos, mais cinco novas embaixadas em vários países africanos, com vista à aproximação das relações comerciais entre este país e o continente. A nível dos países da África Austral, participam representantes da África do Sul, República Democrática do Congo, Cabo-Verde, Zâmbia, Guiné-Bissau, Moçambique, Namíbia, Tanzânia e Zimbabwe. Angola participou pela segunda vez consecutiva na terceira edição deste fórum. Além do embaixador na Grécia, estão presentes representantes da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), do Banco de Comércio e Indústria (BCI) e empresários ligados ao ramo do comércio e agricultura.

(Fonte: Jornal de Angola)


Sem comentários: