05 junho 2007

Ancara pressiona Bruxelas para abrir capítulo da energia


É o braço-de-ferro entre a União Europeia e a Turquia. Ancara quer começar a negociar o capítulo da adesão relativo à energia para o qual se considera pronta.
As questões energéticas foram o grande tema do fórum que reuniu hoje, em Istambul, representantes europeus e turcos. A Europa tenta cativar os dirigentes turcos para que assinem o Tratado Energético, mas Ancara afirma que o país está num período de transição e que precisa de aumentar os investimentos nas infra-estruturas energéticas nacionais, antes de poder aderir à comunidade energética como um parceiro de pleno direito. Além disso, dizem os dirigentes turcos, o capítulo energético ainda não começou a ser discutido com a União.
A Turquia situa-se "numa zona geográfica onde se encontram 70% das reservas mundiais conhecidas de petróleo e gás", insistiu o representante de Ancara. Actualmente, os mais de 1700 quilómetros do oleoduto Baku-Tbilissi-Ceylan permitem trazer, do Mar Cáspio para o Mediterrâneo, o equivalente a um meio milhão de barris de petróleo por dia. Isto, contornando o território da Rússia, o que representa uma vantagem para uma União Europeia necessitada de diversificar as suas fontes de energia e a sua dependência face a Moscovo, principal fornecedor da Europa. Além disso, a Turquia está também determinada a levar a bom porto a construção do gasoduto Nabuco, que, atravessando o país, permitirá encaminhar o gás do Azerbaijão até à Áustria. O projecto, orçado em mais de quatro mil milhões de euros, deverá estar pronto em 2011. A Turquia acredita, pois, ter argumentos suficientes para pressionar a abertura do capítulo da energia, ainda este ano. Alguns analistas estimam que Ancara receia que a União deixe de ter razões para aceitar a adesão da Turquia se esta assinar o Tratado Energético que garante o fornecimento de energia à Europa.

(Fonte: Euronews)

Sem comentários: