10 junho 2007

Iraque condena suposto ataque da Turquia

O governo iraquiano apresentou um protesto formal à Turquia a acusar o país do bombardeamrnto de áreas curdas no norte do Iraque na semana passada.
A carta de protesto enviada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros diz que o bombardeamento causou muitos danos na região. O documento diz que tais acções "diminuem a confiança entre os dois países e prejudicam a amizade entre eles."
A Turquia não confirmou a ocorrência do bombardeamento, mas tem vindo a aumentar as suas forças militares ao longo da fronteira com o Iraque.
Especula-se que o governo turco está a preparar um ataque às forças do ilegalizado PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), que se encontram alojadas no norte do Iraque e que foram responsáveis por ataques recentes na Turquia.
Segundo a carta, os bombardeamentos terão ocorrido na quarta-feira e na quinta-feira, causando incêndios e danos sérios.
O governo iraquiano acrescentou também que não irá permitir que o seu território seja usado como base para qualquer acção contra os seus vizinhos e afirma que a presença de qualquer elemento do PKK é ilegal. "O Iraque gostaria de aproveitar a oportunidade para declarar a sua determinação de cooperar com as autoridades turcas para acabar com o temor legítimo do país, através de um diálogo construtivo e uma cooperação positiva", diz o documento.
A carta de protesto seguiu-se a um aumento substancial de tropas e tanques turcos ao longo da fronteira da Turquia com o norte do Iraque.
A Turquia diz que cerca de 4 mil militantes têm base no local e têm condições de realizar ataques contra o território turco.
Na quinta-feira, várias áreas próximas à fronteira foram declaradas "zonas temporárias de segurança."
Quatro soldados foram mortos quando uma bomba explodiu na sexta-feira numa dessas zonas. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas na explosão, que terá sido provocada por grupos curdos.

(Fonte: BBC)

Sem comentários: