22 maio 2007

Violenta explosão em Ancara faz pelo menos seis mortos e dezenas de feridos


Uma violenta explosão, ocorrida cerca das 18 horas de hoje, numa das áreas mais movimentadas de Ancara, causou a morte a pelo menos seis pessoas e feriu cerca de 60. No entanto, estes números continuam a ser actualizados.
A brigada anti-terrorismo presente no local disse ter encontrado vestígios de explosivos de plástico tipo A4.
A explosão oconteceu em plena hora de ponta, na zona histórica da cidade, na entrada de um dos mais antigos centros comerciais de Ancara, localizado muito próximo de várias paragens de autocarro.
Investigadores tentam averiguar se a bomba foi colocada no local ou se foi detonada por um bombista suicida.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, que se deslocou de imediato ao local, classificou a ocorrência de ataque terrorista e disse que o "infeliz incidente" aconteceu apesar de terem sido adoptadas "elevadas medidas" contra tais ataques. "Temos de unir-nos contra o terrorismo", disse. "Temos de criar uma plataforma global contra o terrorismo".
A polícia revelou que os explosivos A4 são normalmente utilizados por militantes do partido separatista radical PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Há vários anos que os militantes do PKK levam a cabo ataques contra a Turquia a partir do Sudeste do país e da região curda do Iraque.
Erdoğan confirmou seis mortos, um dos quais paquistanês e os restantes de nacionalidade turca. Quatro dos mais de 60 feridos serão também de nacionalidade paquistanesa, segundo declarações do primeiro-ministro.
Para além de Erdoğan, acorreram ao local da explosão, o Comandante das Forças Armadas, Yaşar Büyükanıt, assim como o ministro dos Negócios Estrangeiros Abdullah Gül, o líder do principal partido da oposição (CHP), Deniz Baykal, o governador de Ancara, Kemal Onal, o chefe da polícia de Ancara, Ercument Yilmaz, e muitos outras outras figuras da cena política turca.
Erdoğan disse ainda: "Nunca se sabe quem será atingido pelo terrorismo, ou porquê, ou mesmo quando. O que estes acontecimentos nos mostram é que somos obrigados a criar uma frente mais forte contra o terrorismo."
O General Büyükanıt, respondeu a algumas questões dos jornalistas e declarou que a autoria da explosão deverá ser de um grupo terrorista organizado. Mais tarde, à saída do Hospital Hacettepe, onde visitou algumas das vítimas do incidente, disse: "Precisamos de pensar bem sobre quem pode ter estado por trás desta explosão. É provável que possamos ver mais explosões como esta nas nossas outras grandes cidades."

Sem comentários: