23 maio 2007

Durão Barroso avisa Sarkozy: "As promessas feitas à Turquia têm de ser mantidas"

Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia, disse à revista alemã "Focus", esta semana, que as promessas feitas à Turquia relativamente ao processo de adesão à União Europeia, têm de ser mantidas.
Respondendo a uma questão sobre as declarações do presidente francês recentemente eleito, relacionadas com o possível cancelamento das conversações com a Turquia que serão reabertas no próximo mês, Barroso disse: "Deve ser mostrado respeito para com as promessas feitas no passado. Houve um voto unido para o recomeço das negociações com a Turquia. Parar as conversações porque a administração de um país mudou, seria mau para todas as partes envolvidas. Não decidimos ainda se a Turquia deverá ser membro da UE ou não. Eu também penso que neste momento a Turquia não está preparada para se tornar membro, nem nós estamos preparados para ter a Turquia como membro. A decisão final relativamente à total adesão terá a ver com os resultados das conversações, e precisamos de tempo para isso".

1 comentário:

Ayhan Enginar disse...

Antes que nada obrigado por dar a conocer Turquia.

Si Turquia estuviera preparada en este momento para ser miembro de la Union, no habria razon para segir las negociaciones. Lo importante es continuar las negociaciones y el proceso de adaptacion (en este caso al parecer mutuo) para que Turquia este pronto lista para entrar a la UE. Este tiempo puede ser mucho mas corto que lo comunmente creido, solamente tenemos que dejar la politiqueria a un lado (esto tambien mutuamente) y concentrarnos en las negociaciones que son un proceso tecnico. Despues de haber vivido al otro extremo del Mediterraneo algun tiempo, veo mucho mas clara la adhesion de Turquia a la Union, a pesar de... todo.

Saludos desde Madrid,

A.