22 janeiro 2007

O último artigo de Hrant Dink no jornal "Agos"

"A Ironia da História" por Hrant Dink in jornal "Agos"

Vamos primeiro repetir as notícias: a data de abertura da igreja arménia de Surp Haç na ilha de Ahtamar em Van, que foi restaurada no ano passado mas que continua fechada, foi adiada pela terceira vez. Numa declaração escrita do governador de Van, foi anunciado que a Igreja de Ahtamar, cuja restauração está completa, será aberta ao turismo a 11 de Abril. Também foi dito que a cerimónia de abertura, que terá convidados internacionais, será organizada pelo governador de Van e pelo ministério do Turismo.

Há dez anos, dirigi aos representantes do Governo em Van com a minha paz, "O Batalhão de Trabalhadores de Ahtamar", e disse: "Em vez de criar 'monstros' para atrair turistas preste atenção aos sinais históricos que estão à frente dos seus olhos. Por que é que alguém precisa de dar passos errados? Van é um paraíso de herança histórica. Porque é que não nos sentamos e pensamos sobre como restaurar esta região? 'Os Arménios virão', dizem. E então? Deixem-nos vir e ver os lugares dos seus antepassados. O que é que isso tem de errado?" E eu acrescentei: "Se precisa de ajuda, nós estamos prontos para ajudar. Oh história! Oh futuro! A juventude na Turquia, Arménia e na diáspora são voluntários. O batalhão de trabalhadores de Ahtamar está pronto para as suas ordens... Sabe disso. Vem, vamos restaurar a igreja de Ahtamar meramente como um edifício. Vamos também restaurar as nossas almas corroídas."

Finalmente, passados dez anos, o restauro de Ahtamar está terminado. Nós adorariamos ver a Turquia e a Arménia a cooperar neste restauro. Mas, infelizmente não foi o caso. De qualquer forma, é necessário mencionar e agradecer o trabalho meticuloso do director do projecto, Cahit Zeydan, que tentou trazer peritos da Arménia para consulta, e pôde adicionar ao projecto o arquitecto turco-arménio Zakarya Mildanoğlu. Eles fizeram o seu melhor e um magnífico trabalho. No entanto, os burocratas e os políticos estragaram isso. Não foram capazes de concretizar a abertura da igreja. Primeiro adiaram a abertura anunciada para 4 de Novembro de 2006 para Abril de 2007 devido às "condições climatéricas". Depois Atilla Koç, o ministro do Turismo, anunciou que a cerimónia terá lugar a 24 de Abril. Depois veio a reacção a esta data. O patriarca arménio Mutafyan declarou que "nenhum Arménio, incluindo eu, assistirá à cerimónia se esta acontecer a 24 de Abril."

Na semana passada o assunto foi discutido no Parlamento. O deputado do CHP por Izmir, Erdal Karademir, perguntou se o facto da cerimónia de abertura ser a 24 de Abril, o aniversário do genocídio arménio, era o resultado de uma política específica do AKP. A imprensa nacionalista, por outro lado, colocou a abertura da igreja nas suas manchetes como "a abertura traidora em Van". E agora a data está agendada para 11 de Abril. É possivel colocar um trabalho certo num caminho errado com tanto sucesso. O motivo escondido impossível de esconder não podia ser mais revelador. Uma verdadeira comédia… Uma verdadeira tragédia… O Governo ainda não foi capaz de fazer uma aproximação correcta à "questão arménia”. O seu verdadeiro objectivo não é resolver o problema, mas sim ganhar pontos como um pugilista numa luta. Como e quando é que irá fazer o movimento correcto e derrotar o seu oponente. Esta é a única preocupação. Isto não é seriedade. O Governo chama historiadores arménios para discutir a história, mas não se envergonha de julgar os seus intelectuais que possuem uma retórica não ortodoxa sobre o genocídio arménio. Restaura uma igreja arménia no sudeste, mas só pensa, "como é que posso usar isso para obter conquistas políticas no mundo, como posso vender isso?" A mudança da data de abertura da igreja para o dia 24 de Abril constitui uma indicação clara do seu pensamento desonesto.

E agora preste atenção! Enquanto que a rejeição vinda da ala nacionalista e mesmo do patriarca arménio relativamente à data de abertura cria uma oportunidade de corrigir o erro, uma ironia da história aparece em cena. A ironia diz, "uma vez que mostraste irresponsabilidade, acrescenta ainda mais", e revela que a nova data escolhida, 11 de Abril, é de facto 24 de Abril! O dia 11 de Abril de 1915 é exactamente o dia 24 de Abril da actualidade, devido à diferença entre o calendário antigo e o calendário novo. Não admira que a data 24 de Abril seja uma adição à literatura arménia, com o surgir do novo calendário. Essa data, na qual os intelectuais e líderes arménios foram enviados para o esquecimento, foi de facto 11 de Abril de 1915. Agora permanece uma questão: irão aqueles que acharam o 24 de Abril problemático e que optaram por 11 de Abril voltar a escolher uma nova data? Ou poder-se-ia perguntar desta forma: tem a certeza? É esta a sua decisão final?"

Sem comentários: