05 fevereiro 2015

Delegação de autarcas turcos no Montijo

Montijo recebeu, no dia 3 de fevereiro, a visita de uma comitiva de autarcas da Turquia. Um dia de multiculturalidade, marcado pelo conhecimento de experiências e práticas do Município do Montijo na área da intervenção social e solidariedade.
Os autarcas turcos foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, que manifestou o seu total apoio a este tipo de intercâmbios.
“São extremamente necessários e resultado de um dever de solidariedade e de concepção do interesse público que valoriza devidamente os benefícios para o Montijo de um projecto de cooperação internacional. Acreditamos que o nosso futuro colectivo passa também pelo estreitamento de relações com outros municípios”, afirmou.
Na sua intervenção o presidente da Câmara Municipal do Montijo abordou, de uma forma generalizada, as políticas sociais da autarquia, realçando a importância de “reinventar os instrumentos da integração e da solidariedade a partir dos problemas concretos das pessoas. A câmara tem, por isso, desenvolvido respostas sociais de proximidade que visam consensos e compromissos para que se consiga actuar e desenvolver projectos em conjugação com os moradores dos bairros”.
A visita da delegação turca ao Montijo estendeu-se durante todo o dia. Na parte da manhã, foi realizada uma apresentação dos projectos sociais do município e, na parte da tarde, os autarcas turcos tiveram oportunidade de contactar in loco com algumas respostas sociais como o Tu Kontas + no Bairro da Caneira, o Roda Livre no Bairro do Esteval, a Loja Social do Montijo e a Cantina Social.
Os autarcas da Turquia colocaram diversas questões relacionadas com as práticas sociais da Câmara, como o funcionamento da habitação social ou a inclusão social de pessoas de diversas etnias.
Esta visita ao Montijo surgiu no âmbito de um projecto da Associação de Municípios da Turquia, apoiado pela União Europeia, que tem como objectivo principal a criação de gabinetes em 12 municípios turcos para apoio à inclusão social de pessoas em situação de pobreza e de exclusão.

Sem comentários: