25 junho 2012

Governo sírio defende abate de avião turco

O porta-voz do Ministério sírio dos Negócios Estrangeiros, Jihad Makdessi, afirma que o avião militar turco abatido sexta-feira "estava em violação flagrante da soberania síria". E deixou um aviso à NATO, que amanhã analisa o incidente, de que o território da Síria é "sagrado". "Se a reunião visa acalmar a situação, desejamos-lhes boa sorte," afirmou Makdessi, citado pela AFP. "Mas se o objectivo é uma agressão, dizemos-lhes que o território, o espaço aéreo e as águas sírias são sagradas para as forças armadas sírias," acrescentou Makdessi em conferência de imprensa transmitida pela TV estatal síria. A Turquia é um dos países que integra a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e pediu a reunião dos membros da aliança, ao abrigo do artigo 4 do Tratado, sob o qual tais consultas podem ser requeridas caso um dos seus membros se sinta ameaçado. Os embaixadores da NATO reúnem em Bruxelas amanhã, para analisar o incidente e decidir qual a resposta a dar à Síria. Para os analistas, o pedido turco mostra que Ancara prefere uma resposta diplomática ao incidente e não uma resposta "musculada".
A Síria defendeu esta segunda-feira as suas acções, afirmando que o aparelho foi abatido dentro do seu espaço aéreo. "O avião militar turco violou o espaço aéreo sírio, as defesas aéreas sírias ripostaram e (o avião) despenhou-se em água sírias," explicou Makdessi, sublinhando que o aparelho voava a 100 metros de altitude dentro do espaço aéreo sírio. O porta-voz da diplomacia de Damasco sublinhou que o caça foi abatido por artilharia anti-aérea e não por um míssil teleguiado e que a cauda do aparelho já foi entregue à Turquia, como comprovativo. "As forças de defesa sírias usaram anti-aéreas com um alcance máximo de 1,2 quilómetros. Através da cauda podemos confirmar os estragos causados pelo fogo da artilharia. Não usamos o radar para esta acção," afirmou Makdessi. "A Síria reagiu à violação. Tínhamos de reagir de imediato, mesmo que o avião fosse sírio, tínhamos de o abater," acrescentou o porta-voz da diplomacia de Damasco. 
O caça turco, um F4 Phantom, foi abatido sexta-feira de manhã e caiu em águas do Mediterrâneo ao largo da costa síria. A Turquia reconhece que o avião entrou por momentos no espaço sírio mas que se encontrava sobre águas internacionais a 13 milhas náuticas da Síria, quando caiu. Ancara acrescenta que o aparelho efectuava um voo de treino, sem armas. Os dois pilotos estão desaparecidos, tendo sido encontradas as suas botas mas não os pára-quedas, segundo afirmam jornais turcos. As buscas pelos pilotos prosseguem. Ancara vai reunir esta tarde de novo para analisar que resposta dar ao incidente. 
A Turquia é vizinha da Síria e foi aliada do actual regime de Damasco até ao início da revolta contra o Presidente Bashar al-Assad, em Março de 2011. Desde então tem vindo a endurecer as críticas e apela à saída de Assad como forma de resolver a crise que se transformou em conflito armado entre as forças leais ao regime e os rebeldes, apoiados por outros países do Médio Oriente. O abate do aparelho turco pode ser o rastilho para o alastrar da violência a toda a região. Damasco sublinha que está comprometida com "relações de boa-vizinhança" com a Turquia. A União Europeia apelou a uma resposta "contida".

(Fonte: RTP)

07 junho 2012

Turquia foi admitida na Organização de Cooperação de Xangai

O Afeganistão e a Turquia foram admitidos na Organização de Cooperação de Xangai (OCX) com os estatutos de "observador" e "parceiro de diálogo", respectivamente, anunciou hoje o presidente chinês, Hu Jintao.
A admissão foi anunciada no fim de uma cimeira de dois dias que reuniu em Pequim os líderes dos seis países fundadores da OCX (China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão) e outros estadistas da região.
Fundada em 2001, para combater o que então se considerava as "três grandes ameaças à estabilidade da Ásia Central (terrorismo, separatismo e extremismo), a OCX ainda é pouco conhecida no Ocidente, mas não parou de crescer.
Índia, Paquistão, Irão e Mongólia já se tornaram membros observadores, e Sri Lanka e Bielorússia têm o estatuto de "parceiros de diálogo".

(Fonte: RTP)

05 junho 2012

Ucrânia foi derrotada pela Turquia (2-0)

A Turquia voltou a derrotar uma selecção presente na fase final do Euro2012. Depois de Portugal, no sábado, agora foi a vez da Ucrânia, co-organizadora da prova (2-0).
Caner Erkin (30m) e Mustafa Pektemek (70m) marcaram os golos deste encontro particular, disputado na cidade alemã de Ingolstadt.

(Fonte: Mais Futebol)

03 junho 2012

Abdullah Avcı: "Portugal não pode falhar golos jogando tão bem"



Abdullah Avcı, seleccionador da Turquia, considerou que Portugal pagou pelo desperdício de oportunidades de golo. "Portugal esteve muito bem nos primeiros 20 minutos, pressionou muito. Sabíamos que iam pressionar, estávamos preparados para isso. Quando não se marca um golo jogando tão bem, acaba-se por ter problemas. Foi o que aconteceu com Portugal. Jogou bem nos primeiros 20 minutos, não marcou e depois sofreu. Como penso que a selecção portuguesa se pode portar no Euro2012? Sabemos que Portugal participa consistentemente nas fases finais das competições internacionais desde 1996. Nestas grande provas é necessário começar bem e isso vai ser decisivo para Portugal. Nós também queremos tornar-nos numa equipa de fases finais."

(Fonte: Mais Futebol)

02 junho 2012

Turquia venceu Portugal (1-3)


Cantou-se o hino à mesma, no final, mas o Estádio da Luz, cheio, brindou a selecção nacional com um coro de assobios. A despedida pode ser vista como injusta, pois a partir de agora é que conta, mas a realidade é que a equipa das quinas ruma ao Euro2012 sem um triunfo que permitiria reequilibrar a confiança.
"Foi um problema de desempenho e não de empenho", disse Paulo Bento a propósito do nulo com a Macedónia. Oito dias depois, a frase volta a fazer algum sentido. O problema da selecção não foi entrega. A exibição foi demasiado condicionada pela ansiedade, talvez motivada pelos resultados anteriores e pela proximidade da grande competição.
Com um "onze" mais próximo daquele que deve estar pensado para o Euro, a selecção entrou em campo com a postura certa. Colocou intensidade no jogo desde início, e procurou pressionar o adversário em zonas algo adiantadas. Hugo Almeida cabeceou por cima logo na primeira jogada, e um livre de Ronaldo deixou Volkan Demirel em dificuldades, ao minuto sete.
Mas o ímpeto inicial limitou-se a esconder a ansiedade, destapada à medida que o cronómetro avançava. À equipa das quinas ia faltando a tranquilidade com que a Turquia, mais despreocupada, encarou a partida. A equipa visitante criou a primeira ocasião aos 13 minutos, com Yılmaz a aparecer isolado mas a permitir a defesa de Rui Patrício.
Portugal caiu de produção, ainda que aos 30 minutos tenha atirado à barra, por Hugo Almeida. A Turquia respondeu na mesma moeda, com Altıntop a acertar no poste de livre directo, ao estilo de Cristiano Ronaldo, colega no Real Madrid (33m). Logo a seguir a equipa visitante marcou mesmo, com Sararer a fugir pela esquerda e a cruzar para a conclusão de Bulut (35m).
O empate esteve muito próximo já em período de descontos, quando Moutinho isolou Ronaldo, mas o remate do capitão da quinas foi desviado pelo guarda-redes e passou a centímetros do poste. Antes já Hugo Almeida tinha desperdiçado uma soberana ocasião, ao tentar assistir Fábio Coentrão quando tinha apenas o guarda-redes pela frente (41m). O ponta de lança do Beşiktaş mostrou pouca sintonia com os colegas, e acabou por sair assobiado, na segunda parte.
Sem essa despedida, mas também pouco feliz esteve Miguel Veloso, que pareceu algo distante de Moutinho e Meireles, e também pouco entrosado com os centrais. Foi de um erro partilhado pelo médio defensivo e por Bruno Alves que nasceu o segundo golo da Turquia, apontado aos sete minutos da segunda parte. Bulut aumentou a vantagem turca e o desagrado nas bancadas, mas a selecção reagiu.
Cinco minutos depois Nani reduziu a desvantagem, com um remate seco e cruzado. Aos 65 minutos apareceu a oportunidade de chegar ao empate, com um penalti conquistado por Miguel Lopes, mas Cristiano Ronaldo voltou a perder o duelo com Volkan Demirel.
Portugal remeteu o adversário à sua área, a partir daí, mas não conseguiu chegar à igualdade. Como se isto não bastasse, ainda sofreu um terceiro golo, a dois minutos do fim. Surreal, diga-se, já que Ricardo Costa, ao tentar evitar que a bola ultrapassasse a linha de golo, chutou contra Pepe.

(Fonte: Mais Futebol)

01 junho 2012

Seleccionador turco elogia talento de Portugal

O seleccionador da Turquia, que sábado defronta Portugal, elogiou esta sexta-feira a qualidade e o "talento" dos jogadores portugueses e considerou que a equipa lusa tem possibilidades de conquistar o Euro2012.
"É uma equipa muito boa, que tem tentado melhorar enquanto conjunto. Tem jogadores fortes na frente e estão numa condição física muito boa," afirmou Abdullah Avcı, na antevisão ao último particular da selecção portuguesa antes do Campeonato da Europa.
Avcı substituiu o Holandês Guus Hiddink em Novembro de 2011 e acredita mesmo que a equipa das "quinas" pode vencer o troféu, tendo em conta o "talento" dos seus jogadores.
"Portugal tem marcado presença, de forma consistente, em todos os Europeus, desde 1996. Além disso, chegou à final do Euro2004. É uma equipa muito talentosa, portanto por que não?", sustentou, desejando "o melhor possível à selecção portuguesa no Euro2012".
O técnico turco espera "um jogo muito agradável" entre as duas selecções, considerando tratar-se, igualmente, de "um teste muito importante" para as duas formações. A Turquia também já começou a preparar a fase de qualificação para o Mundial2014.
"Sabemos que este é o último jogo de Portugal antes do início do Euro2012. Será um teste importante para as duas equipas. Também queremos marcar presença, de forma assídua, nesses torneios," acrescentou.
Abdullah Avcı deixou ainda um desejo, relativo ao Mundial, que terá lugar no Brasil: "Espero que estejamos juntos (Portugal e Turquia) no Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil," concluiu.

(Fonte: Mais Futebol)

Selecção realizou último treino antes de defrontar a Turquia


O seleccionador português, Paulo Bento, voltou a contar com os 23 convocados para o Euro2012, pela terceira vez desde o início do estágio em Óbidos, que termina esta sexta-feira, na véspera do jogo particular com a Turquia.
Durante os 15 minutos abertos à comunicação social, neste último treino da preparação no campo da unidade hoteleira da Praia d'El Rey, os 23 futebolistas voltaram a estar à disposição do seleccionador Paulo Bento, tal como ocorreu nas últimas duas quintas-feiras.
Neste período, os três guarda-redes realizaram exercícios específicos com o técnico Ricardo Peres, enquanto os 20 jogadores de campo aqueciam sob a orientação de João Aroso.
Antes da selecção portuguesa se despedir de Óbidos, numa festa no centro da vila às 16h00, que, além de servir de incentivo à equipa das "quinas", pretende celebrar o Dia Mundial da Criança, Paulo Bento vai antecipar o "amigável" com a Turquia, marcado para as 19h45 de sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, em conferência de imprensa, a partir das 12h30.
Na despedida da população de Óbidos, os 23 jogadores, a equipa técnica e restante ‘staff’ da selecção vão percorrer a pé o percurso desde a porta da vila até à Praça de Santa Maria, onde estão previstos momentos musicais e discursos de responsáveis da selecção e do município local.
Após o último "teste" para o Euro2012 com a Turquia, a equipa das "quinas", que empatou 0-0 no sábado frente à Macedónia, parte para o seu "quartel-general" durante a competição, em Opalenica, na Polónia, na próxima segunda-feira, cinco dias antes de se estrear frente à Alemanha, em Lviv, na Ucrânia, em jogo da primeira jornada do Grupo B, que integra ainda a Dinamarca e a Holanda.

(Fonte: Correio da Manhã)