15 março 2012

Turquia vai aumentar investimento em energia eólica

Em Outubro deste ano, a Turquia começará a construção do parque eólico Sincik. O local terá onze turbinas grandes, feitas para locais com velocidade média de ventos.
O projecto é da Tektuğ Elektrik Group, uma empresa especializada em energia renovável. O parque ficará numa das montanhas da província turca de Adiyaman, com uma altitude de 1500 metros. A região escolhida para que seja feita a instalação das turbinas tem ventos com uma velocidade média anual de 6,9 m/s. Isso significa que vão conseguir gerar um rendimento anual de 60 GWh (gigawatts-hora).
O parque faz parte de uma série de projectos relacionados com a energia eólica que serão financiados na Turquia ainda em 2012. Os novos projectos serão feitos em parceria com um dos maiores conglomerados industriais na Turquia, a Borusan Holding.
Os investimentos em projectos de energia eólica cresceram muito nos últimos anos. Em grande parte, isso deve-se ao aumento do "Sistema Nacional de Energia Eólica", um mecanismo político feito para acelerar o investimento em tecnologias verdes de energia eólica para 0.073 dólares por KWh em Dezembro de 2010.
Em 2008, por exemplo, foi concluído o primeiro projecto da empresa alemã Nordex, fabricante de turbinas, na Turquia. Consistia num parque eólico de 42,5 MW. Depois, a companhia foi abordada para construir mais três parques eólicos e totalizar 125 MW de capacidade instalada. No início deste ano, também foi feito mais um contrato para a construção de um parque eólico de 50 MW na província de Izmir.

(Fonte: Abril)

Sem comentários: