16 setembro 2011

Erdoğan: "Acabou o tempo dos regimes ditatoriais"



O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, considerou hoje em Tripoli, no decurso de uma visita oficial à Líbia, que "acabou o tempo dos regime ditatoriais" e exortou a população contra os que pretendem "controlar as riquezas líbias".
"Não permitam a actuação de quem pretende controlar as riquezas da Líbia, a Líbia é dos líbios," disse o líder islamita moderado turco na Praça dos Mártires, antiga Praça Verde, numa aparente e velada referência à visita efectuada quinta-feira pelo presidente francês Nicolas Sarkozy e pelo primeiro-ministro britânico David Cameron.
Antes, Erdoğan participou na oração de sexta-feira nesta praça simbólica da "nova Líbia", acompanhado pelo presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdul Jalil, e pelo primeiro-ministro do órgão político da rebelião, Mahmud Yibril.
Nas suas declarações, Erdoğan optou ainda por criticar violentamente o presidente sírio Bashar Al-Assad, confrontado há seis meses com um movimento de contestação sem precedentes e duramente reprimido, ao referir que o tempo dos líderes "opressores" terminou.
Após saudar a rebelião na Líbia que afastou do poder o dirigente Muammar Kadhafi, actualmente em fuga, o primeiro-ministro turco considerou que os líbios "provaram ao mundo não existir quem possa ir contra a vontade do povo. É o que devem compreender os que oprimem o povo na Síria".
Nas suas declarações em turco, traduzidas para Árabe para milhares de pessoas que se concentravam na Praça dos Mártires, Erdoğan insistiu que "esse género de dirigente deve entender que o seu tempo acabou porque o tempo dos regimes opressores terminou".

(Fonte: DN)

Sem comentários: