28 agosto 2009

Península Ibérica e Turquia travam crescimento da Cimpor


A Cimpor conseguiu resistir à conjuntura económica internacional adversa e registar um crescimento de 1% no volume de negócios no primeiro semestre de 2009 para 1.023 milhões de euros.
O crescimento da actividade da cimenteira portuguesa foi travado pelas fortes quebras registadas em Portugal, Espanha e Turquia, mas mesmo assim os resultados líquidos mantiveram-se nos 107 milhões de euros.
Este crescimento residual foi conseguido à custa do grande desenvolvimento das operações da cimenteira portuguesas em mercados como a África do Sul, Egipto, a Índia e a China.
Portugal, juntamente com a Espanha e a Turquia, foram os mercados que travaram mais o crescimento da Cimpor nesta primeira metade de 2009.
Em Portugal, a Cimpor registou uma quebra de 7,1% no EBITDA, para 75,9 milhões de euros, e de 18,8% na facturação, para 224,3 milhões de euros. Em Espanha também se registaram quebras nestes indicadores.
Também a Turquia teve um comportamento negativo nas actividades da Cimpor neste primeiro semestre, baixando o EBITDA em 49,5%, para 4,5 milhões de euros, e a facturação em 39%, para 46,7 milhões de euros.
"As áreas de negócios de Espanha e Turquia - fortemente afectadas por uma importante redução do consumo de cimento, acompanhada de uma queda acentuada dos preços de venda - acusaram (...) uma redução de EBITDA que, em ambos os casos, e ao final de Julho, era da ordem dos 50%", sublinha a administração da Cimpor.
Para o segundo semestre, a Cimpor não perspectiva "grandes melhorias nos mercados de Portugal, Espanha e Turquia", mas antevê um crescimento dos resultados operacionais "em linha com o verificado neste primeiro semestre".

(Fonte: Económico Sapo)

Sem comentários: