05 agosto 2008

Assad e Erdoğan discutem segurança no Oriente Médio

O presidente sírio, Bashar al-Assad, chegou hoje à Turquia em viagem de férias, durante a qual aproveitou para falar com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, sobre assuntos de segurança regional.
Segundo a rede "NTV", Assad e a primeira-dama síria, Asma Assad, aterraram hoje na cidade turística de Bodrum, no litoral sudoeste da Turquia, onde foram recebidos pelo chefe do Governo turco e pela sua mulher, Emine Erdoğan.
Embora, de acordo com o programa oficial e a informação da agência de notícias estatal "Anadolu", Assad e Erdoğan só tenham falado sobre o potencial turístico da zona, o jornal "Hürriyet" afirmou que o principal tema entre os dois líderes foram as negociações de paz entre Israel e Síria patrocinadas por Ancara.
O principal objectivo destas negociações é que Israel devolva à Síria as Colinas do Golã (ocupadas militarmente desde a Guerra dos Seis Dias) em troca de uma promessa de paz por parte de Damasco.
Outro tema vigente nas relações bilaterais turco-sírias é a disputa em relação ao programa nuclear do Irão em virtude da vontade de Teerão de enriquecer urânio com fins nucleares.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: