27 junho 2008

Terim orgulhoso e de saída


Fatih Terim confirmou que deve voltar a trabalhar num clube, isto depois de uma extraordinária campanha da Turquia no EURO 2008 ter terminado numa enorme desilusão frente à Alemanha.

Rumo ao estrangeiro
Terim termina, assim, a sua segunda campanha à frente da Turquia em grandes torneios. A estreia no EURO '96 acabou com três derrotas e sem golos marcados, mas a campanha na Suíça e na Áustria encheu de orgulho o povo turco. Recuperações fantásticas contra a Suíça, a República Checa e a Croácia ficarão para sempre na memória dos adeptos do futebol, bem como a presença inédita nas meias-finais, onde os jogadores turcos só cederam depois do golo de Philip Lahm a quatro minutos do fim. Terim, que foi nomeado para o cargo pela segunda vez em 2005, depois de ter treinado emblemas como o Galatasaray AS, a ACF Fiorentina e o AC Milan, adiantou sobre o seu futuro: "Depois de falar com o presidente [da Federação Turca de Futebol] e com os jogadores, muito provavelmente vou dizer: o meu trabalho está feito e espero que quem vier a seguir consiga fazer desta equipa campeã. Já disse que não vou continuar a trabalhar na Turquia e, como mantenho sempre as minhas promessas, o mais certo é ir trabalhar para o estrangeiro. De qualquer forma, não queria entrar em declarações mais específicas antes de falar com o presidente nos próximos dias".

Muito orgulhoso
O que é certo é que, como Terim referiu na véspera do jogo, "ninguém irá esquecer" o que a Turquia atingiu neste Europeu. "Conseguimos algo que a Turquia não conseguia há 70 ou 80 anos. Os jogadores não se devem sentir mal, porque se é verdade que perdemos e fomos eliminados, este é o nosso 47º dia de trabalho consecutivo enquanto muitos outros estão de férias há muito tempo. Estiveram aqui a servir o país e disse-lhes que estava muito orgulhoso pelo que fizeram. Além disso, desejei-lhes toda a sorte do Mundo para o futuro", afirmou Terim.

Esperança
Acautelar o futuro é, de facto, importante, já que da última vez que a Turquia chegou às meias-finais de uma grande competição - Campeonato do Mundo de 2002 - falhou a presença na fase final do Europeu seguinte. No entanto, Terim acredita que desta vez vai ser diferente: "Acredito que vai ser diferente, tem de ser diferente. O futebol é muito importante na Turquia, tal como em todo o Mundo, mas o nosso país tem 70 milhões de habitantes e todos os seus corações estavam com estes jogadores dentro de campo e sentir isso é muito importante. É por isso que acho que a Turquia tem sempre de estar presente nas fases finais. Pode ser-se primeiro ou último, mas o importante é estar lá. Espero que, no futuro, a Turquia esteja em mais Campeonatos do Mundo e da Europa".

(Fonte: UEFA)

Sem comentários: