09 outubro 2007

PKK matou 15 soldados turcos em 48 horas


Os separatistas curdos mataram 15 soldados turcos em 48 horas no leste e sudeste da Turquia, o balanço mais elevado desde 1995. O governo turco reuniu-se para discutir um reforço do dispositivo contra o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Treze soldados morreram no Domingo num ataque perpetrado pelos rebeldes contra uma unidade em missão na província de Şirnak, na fronteira com o Iraque.
O Exército informou que foi lançada uma operação para encontrar os terroristas em território turco e dirigiram disparos "contra pontos de passagem fora do país", ou seja, o Iraque, onde os membros do PKK se infiltram a partir das suas bases no Curdistão iraquiano.
Este é o saldo mais elevado de vítimas sofrido pelo exército turco em 12 anos, já que, em Junho de 1995, um ataque custou a vida de 15 militares em Şemdinli, na fronteira entre o Irão e o Iraque.
No Sábado outro soldado morreu em confrontos com o PKK em Başkale (leste), também na fronteira com o Irão. A explosão de uma mina na passagem de uma patrulha militar na madrugada desta segunda-feira em Lice, na província de Diyarbakır, elevou o saldo de mortos para 15.
O PKK tem intensificado os seus ataques desde o início deste ano.

(Fonte: AFP)

Sem comentários: