29 abril 2009

Cavaco Silva leva energia na bagagem para a Turquia

O Presidente da República vai à Turquia tentar marcar pontos junto de um país que, se aderir à União Europeia (UE), passa a ser determinante em matéria de abastecimento de gás. Portugal apoia a integração da Turquia na UE.

Fortificar a saúde do relacionamento político e expandir horizontes no domínio económico bem podia ser o prefácio da visita de Estado que o presidente da República, Cavaco Silva, vai realizar à Turquia entre 12 e 15 de Maio. A viagem presidencial tem, todavia, outro cunho, iminentemente político, dado que se trata da deslocação do chefe de Estado de um país que apoia a adesão daquela nação muçulmana à União Europeia, questão longe de ser pacífica entre os 27 estados-membros.
No mesmo avião do presidente vão seguir cerca de 30 representantes de empresas dos ramos de actividade considerados mais promissores (da EDP à PT, passando pela Sonae Sierra, Mota Engil, Crioestaminal, Bial, Amorim Turismo e o Grupo Pestana, entre outros), bem como dirigentes de outras estruturas, entre os quais avultam três elementos do Instituto dos Vinhos do Douro e do Port.
Fonte da Presidência da República assume que as pontes económicas entre os dois países podiam ser mais longas. "Queremos mudar este cenário". E o cenário é este: a Turquia é o 22º cliente de Portugal e o 25º fornecedor. Mas Portugal, mais concretamente a Cimpor, foi responsável pelo maior investimento industrial alguma vez concretizado naquele país-fronteira entre o Velho Continente, a Ásia e a África.
Importante para Portugal, de acordo com a mesma fonte da Presidência, é ganhar pontos junto da Turquia em matéria de afirmação de uma política europeia de energia, uma vez que se trata de um país de trânsito. Neste capítulo, assume particular relevância o projecto de Nabucco, um gasoduto de 3300 quilómetros que irá efectuar o abastecimento de gás à Europa através de um percurso que deve contemplar, entre outros países, a Turquia, contornando o território russo e evitando uma fonte de problemas.
Da agenda, dividida entre Ancara (a capital) Istambul e a Capadócia, vão constar, ainda, visitas a locais incontornáveis da cultura turca, como a Mesquita Azul e o Bazar de Istambul (uma fervilhante zona comercial), além de um encontro com estudantes portugueses. Na Fundação Sabançi, será inaugurada a exposição "Lisboa, memórias de outra cidade".

(Fonte: Jornal de Notícias)

Sem comentários: