22 abril 2009

Autarcas pró-curdos condenados a 10 meses de prisão

Um tribunal turco condenou os autarcas do DTP (Partido da Sociedade Democrática), das províncias de Batman e Diyarbakır, a 10 meses de prisão por alegada propaganda ao grupo terrorista PKK.
O tribunal condenou Osman Baydemir, presidente da câmara de Diyarbakır, a cidade turca com maior presença curda, e Nejdet Atalay, presidente da câmara da vizinha Batman, por terem enaltecido os membros do PKK com o termo "guerrilheiros".
Os autarcas fizeram a alegada propaganda em Fevereiro de 2008, quando o Exército turco levava a cabo incursões no norte do Iraque para aniquilar o PKK.
Baydemir condenou a operação e apelou a uma solução pacífica para a questão curda, dizendo que "nem soldados nem guerrilheiros devem morrer".
O PKK é considerado por Ancara e por grande parte da comunidade internacional como um grupo terrorista, e as autoridades turcas consideram que o uso do termo "guerrilha" é uma expressão de apoio e enaltecimento dos terroristas.
O DTP está actualmente a ser julgado pelo Tribunal Constitucional por alegadas ligações ao PKK e corre o risco de fechar. De notar que o DTP foi o quarto partido mais votado nas últimas eleições autárquicas de 29 de Março.

Sem comentários: