31 outubro 2007

Quinze rebeldes curdos e três soldados turcos mortos em combate


O Exército turco anunciou hoje ter matado 15 rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), e confirmou a morte de três soldados, em combates nas montanhas Cudi, junto à fronteira com o Iraque.
Na sua página na Internet, o Estado-Maior do Exército da Turquia informou que os combates nas montanhas Cudi, na província de Şırnak, tiveram início na segunda-feira.
Cinco mil soldados, com apoio de helicópteros e artilharia pesada, estão envolvidos em combates com cerca de uma centena de elementos do PKK.
Nas montanhas vizinhas de Gabar, helicópteros Cobra bombardearam posições onde o Exército suspeita haver militantes do PKK.
As montanhas Cudi e Gabar situam-se na província de Şırnak, onde esta semana recrudesceram os combates, depois de na semana anterior se terem centrado na província vizinha de Hakkari, no sudeste da Turquia.
Entretanto, o Conselho de Ministros turco reuniu-se em Ancara para decidir quais as medidas económicas a adoptar contra o Curdistão iraquiano, acusado de ser a base dos ataques do grupo separatista PKK.
A Turquia ameaça intervir militarmente no Iraque, caso as autoridades iraquianas e norte-americanas não impeçam as operações dos rebeldes do PKK, que utilizam posições no norte do Iraque para se infiltrarem na Turquia.
O Exército turco afirma que já matou 80 rebeldes do PKK desde a emboscada de 21 de Outubro em Hakkari, que resultou na morte de 12 soldados e na captura de oito.
"Se as organizações terroristas se infiltram na Turquia, nós usaremos os direitos decorrentes do direito internacional", assegurou o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdoğan, na terça-feira.
Erdoğan voltar a recudar-se a dialogar directamente a questão do PKK com os Curdos do Iraque, contrariando o apelo do presidente da região autónoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani.
O primeiro-ministro turco, que exortou terça-feira Washington a tomar medidas "urgentes" contra os rebeldes curdos, vai encontrar-se com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, na Casa Branca, a 5 de Novembro, para debater as questões relacionadas com o PKK.
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, vai também encontrar-se com os dirigentes turcos sexta-feira, em Ancara.
A tensão está a inquietar Washington, que teme que a intervenção turca, autorizada a 17 de Outubro pelo Parlamento turco, possa desequilibrar uma das raras regiões do Iraque que tem escapado relativamente à violência.

(Fonte: Diário Digital)

Sem comentários: