20 setembro 2007

AKP prepara-se para banir a proibição do véu islâmico nas universidades turcas


A questão do véu islâmico está a provocar um grande debate na Turquia, e a aumentar tensões em várias instituições do Estado, uma vez que o partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder) decidiu propor o levantamento da proibição do uso do véu islâmico nas universidades, mediante um artigo colocado na Constituição, que está a ser objecto de reformulação.
“O direito à educação superior não se pode basear naquilo que uma rapariga usa. Não existe um problema deste género nas sociedades ocidentais, mas é um problema na Turquia e eu acredito que a resolução deste problema é o primeiro dever dos políticos", disse o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan, numa entrevista ao "Financial Times".
De acordo com a actual Constituição, as mulheres que usam véu islâmico não podem estudar em escolas públicas e em universidades. As filhas de Erdoğan, que usam véu islâmico, foram estudar para os Estados Unidos.
Uma mulher que use véu islâmico, desde que o retire antes de entrar na universidade, pode estudar numa universidade turca. Muitas optam por usar peruca ou por não utilizar o véu dentro da universidade.
Os círculos secularistas vêem o véu islâmico como um símbolo político e como uma ameaça ao secularismo. Existe também o receio de que tal liberdade possa exercer pressão sobre as outras mulheres que não usam véu, incitando-as a usá-lo.
“Descrever o véu como um símbolo político está muito errado. Se é um símbolo político, deveria pertencer só a um único partido. Mas não pertence só ao AKP, pertence a todos os partidos. Mas os problemas deles são diferentes. Nós queremos uma Constituição que proteja um Estado democrático, secular e um Estado social de direito. Esta Constituição está a encaminhar a Turquia numa certa direcção, e é nosso dever debatê-la e consultar as pessoas de uma forma o mais abrangente possível", acrescentou Erdoğan.
O véu islâmico não é só proibido nas escolas públicas e nas universidades. Também o é em todas as outras instituições públicas do país. Ou seja, uma mulher com véu islâmico não pode trabalhar numa instituição pública. No entanto, em algumas escolas públicas mais conservadoras, podem ver-se alunas com véu islâmico, apesar do seu uso ser proibido por lei.

Sem comentários: