12 maio 2007

Paulo Portas não quer Turquia na UE

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, rejeitou hoje a entrada da Turquia na União Europeia (UE), e condicionou a defesa de um referendo sobre o futuro tratado europeu a uma significativa transferência de soberania nacional.
Paulo Portas escolheu hoje o bar BBC, em Belém, para apresentar a sua moção de estratégia global ao congresso do partido, que se realiza em Torres Novas entre 18 e 20 deste mês.
O presidente do CDS-PP falou da moção, intitulada "Directos ao Futuro", durante cerca de uma hora, perante uma plateia de jovens delegados ao congresso, sentado num sofá com o líder da Juventude Popular (JP), João Almeida.
Portas quis tomar posição sobre a adesão da Turquia à UE, considerando que existem "argumentos interessantes pró e contra" essa possibilidade, e defendeu que o país "deve ter um estatuto muito especial, de proximidade" da União, mas sem ser um estado-membro.
"Trata-se de um estado laico, mas só porque tem uma tutela militar. Não é propriamente o regime político ideal para ser membro da UE. E se deixar de ter tutela militar passará a ser, mais década, menos década, um estado religioso", justificou.

(Fonte: Lusa)

Sem comentários: