07 maio 2007

Entrada da Turquia na UE deve ter apoio unânime, diz Comissão

As negociações com a Turquia para a adesão do país à União Europeia devem ser conduzidas pela Comissão Europeia com "um mandado dos estados-membros decidido por unanimidade", declarou hoje o porta-voz da Comissão, Johannes Laitenberger.
A frase foi dita em resposta a uma pergunta de jornalistas sobre a posição defendida por Nicolas Sarkozy, presidente eleito da França desde ontem, contra o ingresso da Turquia na União Européia. "Se os estados-membros querem mudar a sua posição, deverão fazê-lo com uma modificação que se reporte ao Conselho da UE", explicou o porta-voz. A Comissão sustenta ainda, segundo Laitenberger, que "a decisão deve ser tomada à luz dos resultados das negociações".
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, advertiu ontem que "se um estado-membro quer colocar em discussão ou mudar a decisão já tomada pela Comissão, deve assumir a iniciativa e as consequências". "A Comissão quer prosseguir com essas negociações e recomendar aos estados-membros que tomem uma decisão definitiva sobre a adesão da Turquia, apenas com base nos resultados", acrescentou.

(Fonte: ANSA)

Sem comentários: