28 abril 2007

Oposição boicota eleição presidencial na Turquia


O candidato à presidência da Turquia não conseguiu os votos suficientes para ser eleito no Parlamento após um boicote da oposição.
O representante do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) e actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdullah Gül, braço direito do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoğan, recebeu apoio de 357 dos 361 deputados que votaram na Assembleia Nacional turca.
O chefe de Estado turco é eleito pelo Parlamento, que possui 550 cadeiras, num processo de quatro voltas. Segundo a Constituição do país, nas duas primeiras voltas são necessários dois terços dos votos (367), enquanto que na terceira uma maioria absoluta simples (276) é suficiente. O Partido Republicano do Povo (CHP), entrou com um recurso no Tribunal Constitucional para que a corte decida se é legal começar a votação sem a presença de pelo menos dois terços dos deputados na Câmara. Para boicotar a eleição, o CHP e outros partidos de oposição não entraram no plenário. No entanto, o AKP alega que o número de deputados presentes foi, no final, de 368, pois incluiu na lista alguns representantes do CHP que entraram na sala só para presenciar o processo. Os aliados de Gül afirmam que a presença de 184 deputados é suficiente para o início da votação, e o CHP sustenta que esse número deve ser 367, não só para escolher o presidente na primeira ou segunda volta, mas como quórum mínimo necessário para iniciar o processo eleitoral.
O primeiro-ministro criticou a oposição pelo boicote, horas antes da eleição, chamando todos os legisladores para participarem. "Podemos ser membros de diferentes partidos, mas somos um só povo," disse Erdoğan.
O Tribunal Constitucional deve decidir rapidamente, antes da segunda volta da eleição presidencial, prevista para o dia 2 de Maio.

Tensões
A eleição tem sido marcada por tensões entre o Governo, de raízes islâmicas, e os defensores dos ideais seculares da Turquia.
Observadores políticos advertiram de que é a primeira vez na história da Turquia que o Tribunal Constitucional intervém num processo eleitoral, facto que, na sua opinião, prejudicará muito a imagem do presidente que for eleito.
Os analistas locais acreditam que este é um sintoma de uma profunda crise política e da divisão entre laicos, liderados pelo exército, e islamitas, os mais moderados, encabeçados pelo AKP.
Há duas semanas, milhares de manifestantes reuniram-se numa praça de Ancara para protestar contra a possível candidatura do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdoğan, à presidência, e defender os princípios laicos do Estado.
Para domingo, os partidos laicos anunciaram uma nova manifestação em Istambul para protestar contra a possibilidade da eleição de um presidente islamita.

(Fonte: AP / EFE)

Sem comentários: