16 abril 2007

Gigantesca manifestação em Ancara contra o Governo


Centenas de milhar de pessoas participaram numa manifestação, no passado sábado, na capital da Turquia para tentarem impedir que o partido do Governo, o AKP, escolha o primeiro-ministro, Tayyip Erdoğan, como o seu candidato a presidente da República.
O AKP representa a política islâmica e a possibilidade de Erdoğan ser eleito presidente pelo Parlamento em Maio, tem dividido a Turquia.
"A Turquia é laica e continuará laica," gritavam os manifestantes, com bandeiras nacionais e fotos de Mustafa Kemal Atatürk, reverenciado fundador da república, que separou a religião do Estado.
Um comandante da polícia disse que mais de 300 mil pessoas estiveram na manifestação. Para os organizadores, os presentes foram mais de um milhão. Dez mil polícias garantiram a segurança, mas a manifestação foi marcada pela calma.
Dezenas de milhar de pessoas vieram de outras regiões do país para a manifestação na Praça Tandoğan, uma das maiores que a Turquia viu nos últimos anos.
"Esta é a maior manifestação política da história de Ancara," afirmou Deniz Baykal, líder do principal partido de oposição (CHP).
Milhares de pessoas concentraram-se no mausoléu de Kemal Atatürk, um lugar onde os Turcos normalmente vão em épocas tensas.
A elite secular de generais, juízes e reitores universitários temem que Erdoğan, como presidente, tente minar o Estado laico. Eles apontam os esforços do AKP para expandir o ensino religioso e para nomear religiosos para postos importantes da administração.
O AKP tem uma maioria suficiente no Parlamento para eleger Erdoğan ou qualquer candidato que escolher para o mandato de sete anos como chefe do Estado.
O nome do candidato deve ser definido ainda este mês, e a eleição será realizada pelo Parlamento em Maio.
Erdoğan nega que tenha uma agenda islâmica, e diz que rompeu com o seu passado, sendo agora um democrata conservador.



(Fonte: Reuters)

Sem comentários: