20 outubro 2006

THY aposta no turismo de fé para promover a rota Lisboa-Istambul

As linhas aéreas turcas (THY) estão a tentar revitalizar a rota Lisboa-Istambul, criada há um ano e meio, através da promoção do turismo de fé.
"Eu trabalhei em Amesterdão durante dois anos e há dois meses vim para Lisboa. O meu objectivo neste momento, é salvar a rota Lisboa-Istambul”, declarou Metin Koyuncu, representante da THY em Lisboa. Acrescentou que planeia revitalizar a rota, trazendo mais grupos religiosos para Istambul.
Koyuncu afirmou que a THY assinou um acordo com a TAP Air Portugal há três meses, que estipula que os passageiros da TAP que voem para o médio oriente, ásia central e extremo oriente efectuem escala em Istambul, enquanto que os passageiros da THY que voem para o Brasil ou África, farão escala em Lisboa.
“Com voos duas vezes por semana entre Lisboa e Istambul, estão a viajar mais Portugueses para a Turquia em férias. No passado Inverno, os voos da THY de Lisboa para Istambul, tiveram uma taxa de ocupação de 30 a 40%, e este Verão esse valor aumentou para 80% e só 20 % dos passageiros eram Turcos”, disse Koyuncu.
Falando sobre a situação actual da rota Lisboa-Istambul, Koyuncu disse que houve um aumento no número de passageiros. “Nós aumentamos a nossa quota de mercado de 55% para 30%”, disse Koyuncu, acrescentando: “Eu assumo que iremos aumentar as receitas de um millão de dólares do ano passado para dois milhões este ano”. Koyuncu também referiu que dentro de um ou dois anos espera ver o número de passageiros chegar aos cinco milhões. Em dois ou três anos Koyuncu também tem planos para acrescentar mais voos à rota Lisboa-Istambul. “Depois vamos concentrar-nos em promover outras rotas”, referiu Koyuncu. Sublinhando que a THY deseja promover a rota de Lisboa tal como fez com os voos de Madrid e Barcelona, Koyuncu também referiu que a linha Madrid-Istambul actualmente tem um volume de receitas de nove milhões de euros.

Sem comentários: