30 maio 2012

Piloto português no Campeonato Mundial de 225 Offshore na Turquia


O Campeonato Mundial UIM da Classe 225 Offshore (WOC) acontece há nove anos consecutivos na Turquia, e tem ganho destaque no desporto motonáutico mundial. Acontece exclusivamente na Turquia desde a sua criação, e tem sido promovido pelo empresário turco Üğur Işık, e pelo Istanbul Offshore Club.
Este ano conta com uma equipa 100 por cento internacional, a GHB Offshore Racing, a competir com as já experientes equipas turcas. A GHB Offshore Racing tem um longo acordo de parceria com o grupo GHB International Sports Management, que tem Gustavo Bahia de Almeida como dono e principal executivo. A parceria tem em vista o Campeonato Mundial UIM da Classe 225 Offshore de 2013 e 2014. O grupo é responsável pela promoção de etapas do campeonato em novos países. Assim, ainda em 2012, o campeonato poderá ter as duas etapas finais num novo país, em Novembro ou Dezembro.
As etapas de abertura do Işıklar UIM World Offshore 225 Championship 2012, foram em Istambul, nos dias 5 e 6 de Maio. Estão confirmadas 14 etapas, e poderão ainda somar-se mais duas.
A equipa ECI Men Cosmetics (88) venceu as duas primeiras etapas e lidera o campeonato com 440 pontos. Em segundo lugar está o barco Beşiktaş-Míele (03) com 327 pontos, em terceiro o YKM Sports (02) com 255 pontos, em quarto o GSYIAD-Galatasaray (05) com 194, em quinto o Angel Yachts (66) com 113, em sexto o GHB Offshore Racing (67), do piloto português João Filipe, com 89 pontos, e em sétimo o GHB Offshore Racing (07) com 77 pontos. As provas são transmitidas em directo na Turquia, e em diferido para outros países.
Pela primeira vez, o campeonato tem um piloto português, João Filipe Galvão de Carvalho, que é também Team Manager da GHB Offshore Racing, e vice-presidente da GHB International Sports Management. Apesar de se ter estreado na Classe 225 Offshore, já tem uma longa experiência no mar.
Gustavo Bahia quer ter mais pilotos portugueses neste campeonato: "Somos uma equipa internacional, temos mecânicos ingleses, e nas etapas de abertura usamos pilotos de várias nacionalidades. Entretanto, o nosso objectivo principal é termos pilotos de países que não a Turquia e seria excelente contarmos com dois pilotos portugueses no barco 67."
Entretanto já foram disputadas mais duas etapas nos dias 19 e 20 de Maio, em Samsun. Seguem-se etapas em Elaziğ/Tunceli, Van, Erdek, Gaziantep e Mersin.

(Fonte: Notícias do Mar)

Sem comentários: