07 maio 2010

Reforma constitucional vai a referendo

O parlamento turco votou hoje um pacote de emendas para reformar a constituição. Apesar da maior parte dos deputados ter dito sim, o resultado final não chegou a uma maioria de dois terços para adoptar a reforma. O pacote tem agora de ser submetido a referendo.
A oposição acusa o governo de querer mudar a constituição para limitar os poderes da justiça e do exército. O executivo diz que é uma reforma necessária para a adesão à união europeia.
Nas ruas de Ancara, a população mostra-se céptica sobre a reforma. “Nada vai mudar porque eles [membros do AKP, partido no poder] querem vingar-se do passado. Está escrito nos jornais. O primeiro-ministro diz que vamos fazer parte da história, que a vamos escrever. Mas eles vão escrevê-la para eles próprios. Não se interessam pela nação”, diz um residente de Ancara.
“Penso que o referendo vai ser renhido. Talvez as pessoas o aprovem, mas não acredito que isso seja garantido porque há muito descontentamento contra o pacote de reformas e contra a tensão que criou”, acrescentou outro cidadão em Ancara.
A votação da reforma constitucional surge na sequência, nos últimos meses, de dezenas de detenções de militares, acusados de terem tentado derrubar o governo, em 2003.

(Fonte: Euronews)

Sem comentários: