08 março 2010

Sismo no leste da Turquia matou pelo menos 51 pessoas

Um tremor de terra de magnitude 6 na escala de Richter matou esta madrugada pelo menos 51 pessoas no leste da Turquia. Há ainda algumas pessoas debaixo dos escombros e pelo menos 34 feridos, incluindo dez com gravidade.
A terra tremeu em seis aldeias na província de Elaziğ, com 320 mil habitantes, atravessada pela falha sísmica da Anatólia Oriental. As casas desta região são na sua maioria construídas em adobe e pouco resistentes aos frequentes abalos.
“Houve muito medo e pânico entre as pessoas. Durou cerca de um minuto. Sentimo-lo com muita força e toda a gente tentou sair para a rua”, disse à CNN Türk Nursel Şengezer, correspondente da agência de notícias Doğan em Elaziğ.
Seguiram-se entre 20 e 30 réplicas. “A situação é terrível, as pessoas estão assustadas. Há chuva e nevoeiro, ninguém pode regressar a casa”, descreveu Yaşar Çagrıbay, director do Crescente Vermelho na região.
Esta organização tem passado a manhã a distribuir cobertores e refeições aos habitantes, que participam também nos trabalhos de socorro apesar do frio intenso. Muitos acenderam fogueiras. Tremores de terra com consequências graves são frequentes na Turquia, país atravessado por várias falhas sísmicas. Em 1999, dois sismos, em Agosto e em Novembro, fizeram 20 mil mortos no nordeste, zona industrial com alta densidade populacional.

(Fonte: Público/Notícias da Turquia)

Sem comentários: