29 julho 2009

Turquia disponível para oferecer "mais liberdade e democracia" ao povo curdo

O Governo turco mostrou-se hoje disponível para oferecer "mais liberdade e democracia" ao povo curdo tendo em vista solucionar a questão curda e conseguir que o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) abandone a violência.
"Como Governo, achamos que a solução para os problemas políticos é mais liberdade e mais democracia. Para expandir os direitos democráticos dos cidadãos, a solução é a democratização, e nós queremos dar estes passos ao lado de todos os segmentos da sociedade", disse o ministro do Interior turco, Beşir Atalay, em entrevista colectiva.
Esta foi a resposta ao anúncio de que Abdullah Öcalan, líder do PKK detido, está a elaborar um "roteiro de paz" que será divulgado em meados de Agosto e que está a gerar um grande debate na imprensa.
O Governo turco anunciou que vai revelar o seu próprio plano para solucionar o conflito curdo, mas o ministro do Interior disse que "ainda é cedo" para avançar com detalhes concretos.
"O dia 15 de Agosto não é uma data estabelecida por nós. Para obter (os resultados) que desejamos, este trabalho precisa de muito mais tempo", avisou Atalay. Também disse que estão a ser preparadas medidas a curto, médio e longo prazo, e que se darão "passos valentes" para a solução da disputa. No entanto, Atalay desmentiu ter tido contactos com o líder do PKK e reiterou a ideia de que o Governo turco produzirá as suas próprias soluções.

(Fonte: EFE)

Sem comentários: