20 julho 2009

Narguilé ou cigarros: nada escapa à lei do tabaco turca

Este país onde se consomem 17 milhões de maços de tabaco por dia começou ontem a aplicar as restrições previstas na nova lei de combate ao fumo. Donos de restaurantes, bares e cafés temem ver os seus negócios arruinados. Mas 90% da população aplaudem.
Assim que bateu a meia-noite, as empregadas começaram a tirar os cinzeiros de cima das mesas do bar Umut Folk Songs, numa das zonas animadas de Istambul. Hüseyin Akyüz, um dos clientes, pegou no maço de cigarros e entregou-o à empregada, dizendo-lhe que iria deixar de fumar. Alguns levantaram-se e foram para a rua, testemunhou a reportagem da AP.
Acabava de entrar em vigor a nova lei do tabaco turca. Esta proíbe o fumo em todos os lugares públicos, bares, cafés, restaurantes ou, até mesmo, os cafés onde se fuma narguilé. O cachimbo de água que é parte da cultura otomana também não escapa à lei, diz o Hürriyet Daily News. Embora a larga maioria dos turcos, 90%, seja favorável às novas restrições, os donos dos bares e dos restaurantes protestam contra a sua rigidez, argumentando que a lei vai prejudicar fortemente o negócio.
"Nós somos contra os cigarros e contra a proibição de fumar", dizem os cartazes colocados à porta dos bares do bairro de Sakarya, bem no centro de Ancara. Os proprietários estão também muito preocupados com as multas. A legislação agora em vigor prevê que quem for apanhado a fumar paga 69 liras turcas, ou seja, 32 euros. O estabelecimento, por seu lado, paga 560 liras, 260 euros, pela primeira infracção registada. O valor cresce um zero, para 5600 liras, cerca de 2595 euros, em caso de reincidência. O Governo da Turquia criou mesmo uma linha telefónica para denunciar os prevaricadores: 184 é o número a ligar. "Muito provavelmente o gerente terá de pagar mais do que o fumador e isso vai levar-nos a subornar quem nos vier multar", disse Ziya Kalayci, vice-presidente da Câmara de Restaurantes de Istambul.
"Mesmo fumando cigarros, eu apoio a lei. Mas acho que banir os narguilés vai matar o negócio. Ninguém vem aqui só para beber chá ou café", disse Hikmet Parladi, dono de um café onde se pode fumar narguilé, em Tophane, distrito famoso pelos cafés com cachimbo de água.
O Sindicato de Gerentes de Cafés de Narguilé enviou várias petições ao Governo para que poupasse os narguilés, mas as respostas que recebeu foram sempre negativas.
"Vou fechar o café um mês e transformá-lo numa casa de kebab. O Governo não pode proibir o kebab", exclama Can Sahan, um homem de negócios de Beyoğlu, citado pelo Sunday's Zaman.
O Governo diz, porém, que não há motivos para tanto alarme. "Não há razões para os donos dos cafés e dos bares se preocuparem. O público apoia um ambiente livre de fumo e os únicos que sofrem com isto são os produtores e os vendedores de tabaco. Estamos a trabalhar para proteger o nosso futuro e salvar as nossas crianças", disse o ministro da Saúde, Recep Akdağ, citado pelas agências. O governante indicou ainda que o consumo de tabaco caiu em 7% desde que, em Maio de 2008, entrou em vigor a primeira fase da lei: proibição de fumar em locais de trabalho ou transportes.
Na Turquia, país com 73 milhões de habitantes, 20 milhões fumam. O que, segundo a associação de defesa da saúde Yeşilay, corresponde a qualquer coisa como 17 milhões de maços por dia. Todos os anos há 100 mil mortes relacionadas com o consumo de tabaco.
Apesar dos polícias destacados para controlar a aplicação da lei, será difícil fazê-la cumprir a 100%. "As pessoas vêem-na como uma erosão dos seus direitos democráticos e querem que os bares possam ter uma licença de fumo", diz o correspondente da BBC na Turquia David O'Byrne. Seja como for, para já, a regra é remeter para o passado a conhecida expressão "Fumar que nem um turco!"

(Fonte: Diário de Notícias)

Sem comentários: